Ação na Câmara dos Vereadores dá voz ao Dia do Orgulho Gay
O colorido tomou conta da Câmara dos Vereadores de Maricá nesta terça-feira (28), quando foi realizada uma homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado anualmente em 28 de junho. A sessão solene contou com reivindicações do público, apresentações artísticas e show de ilusionismo.
A ação faz parte da Semana do Orgulho LGBTQIA+, que conta com uma programação especial e tem como objetivo marcar a luta pelo reconhecimento e respeito à diversidade na sociedade.
Para a vereadora Andreia Cunha, a data foi especial. “Maravilhoso. Abrir uma casa legislativa num dia muito especial, que é um dia de luta, dia de resistência, dia que as pessoas se expressam de várias maneiras pra dizer que elas estão ali, ocupando aqueles espaços”, celebrou a vereadora ao Jornal Portal Lagos.
Andreia reforçou a importância na luta pelas minorias. “A Casa Legistativa hoje abriu pra comunidade LGBTQIA+, que é o dia mundial do orgulho gay e nós, enquanto vereadores do Partido dos Trabalhadores, a minha mandata enquanto presidente da Comissão de Preconceito e Discriminação de Raça por etnia, religião, inclusive sou membro da Comissão de Direitos Humanos, e que hoje dentro dessa comissão nós pedimos para incluir orientação e identidade de gênero e a gente está nessa luta junto com a comunidade. Estamos aqui protocolando projeto e indicações legislativas para ajudar a liberdade das pessoas, para que a população maricaense entenda que as pessoas são livres. E a casa está aberta para que possa ser discutido todas as políticas públicas voltadas para a população LGBTQIA+”, finalizou.
O evento contou com a presença dos vereadores Hadeh (PT) e Igor (PCdoB). Carlos Alves, responsável pela Coordenadoria Municipal LGBTQIA+ de Maricá também comemorou o evento. “Essa é a primeira vez que estamos na Câmara com o movimento e conselho LGBTQIA+, criado ano passado. É uma homenagem às nossas lutas e reafirmar as políticas públicas pelos direitos humanos LGBTQIA+. É fundamental também ocupar a Casa de Leis, queremos que outras leis venham para beneficiar a comunidade”, ressaltou Alves.
Luta diária
Vários artistas participaram do evento com direito a performance para marcar a data. Angelika Rawaxi lembrou que a luta LGBTQIA+ deve ser diária. É sempre um dia de luta. Eu acho que não é nem comemoração. É continuar a lutar, ainda não chegamos onde queremos”, disse Angelika ao Jornal Portal Lagos.
A artista Luna Lima ressaltou o compromisso da comunidade LGBTQIA+ de ocupar espaços públicos. “É uma grande conquista estarmos ocupando locais públicos para falarmos sobre um dia tão importante, um marco na história LGBTQIA+. Estou muito feliz por estar fazendo parte dessa movimentação, que tenham muitas outras para que possamos ter acesso ao que nos é de direito”, analisou.
Historiador e Cineasta, Wavá de Carvalho destacou a importância de celebrar a data e conscientizar a sociedade sobre a luta diária por sobrevivência. “Hoje é um dia muito importante para comunidade LGBTQIA+ devido às políticas públicas que nós desejamos conquistar, principalmente nos direitos na área do trabalho, da cultura, da possibilidade de troca de nome, de casamento… São direitos que buscamos cada vez mais”, ressaltou.
Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Maricá
Uma campanha foi montada pela Prefeitura de Maricá: “Uma homenagem às nossas histórias” para honrar a trajetória das pessoas LGBTQIA+, contando suas lutas e vitórias que ultrapassam estereótipos, recebendo acolhimento dos órgãos municipais. O lançamento ocorreu no último sábado (25/06) online, além dos outdoors pela cidade. Confira os próximos eventos:
30/06, às 14h – Seminário do Conselho Municipal LGBTQIA+, no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Rua Domicio da Gama, 259 – Eldorado, Maricá).
02/07, às 11h – 1º Encontro Gay em Maricá, Casa dos Conselhos (Rua José Custódio Soares, 175 – Boa Vista).
03/07, às 16h – Pré-Parada LGBTQIA+ de Itaipuaçu (Rua 1, esquina com a Praia).