Alunos criam Rota Maricá de Gastronomia e Hotelaria
Um projeto desenvolvido durante os cursos de Gastronomia e Hotelaria, ministrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo através de parceria com o Sebrae/RJ, está começando a ganhar forma. Alunos que concluíram os cursos apresentaram ao secretário Alan Novais o esboço de criação da rota gastronômica e hoteleira de Maricá.
Alan Novais, secretário de Desenvolvimento Econômico, fala do projeto. “Tenho muito orgulho em ver que essa política adotada pelo prefeito Fabiano Horta, de capacitação do empresário, está dando resultado. Maricá tem grande vocação turística e a criação de uma rota gastronômica e hoteleira é um grande fomento aos empreendedores dos ramos na cidade”, avaliou. “Estou muito feliz em saber que os cursos que estamos oferendo estão rendendo grandes benefícios. Vamos dar todo o suporte necessário para que eles andem com as próprias pernas e possam gerar renda e emprego na cidade”, afirmou.
Segundo o associado Marcelo Perroni, empreendedor da área gastronômica e formado pelo curso, os objetivos da rota são unir forças e adquirir representatividade, dar visibilidade às empresas e ao município, além de promover o desenvolvimento dos setores de gastronomia e turismo. “A criação surgiu da necessidade de organização da demanda crescente dos visitantes, sustentabilidade e crescimento do segmento de turismo ao nosso município, aproveitando o potencial de gastronomia, cultura, hotelaria e belezas naturais”, explicou.
O coordenador de Empreendedorismo da secretaria, Sandro Lima, já tinha a pretensão da implementação de uma rota com tal modelo. Com a iniciativa partindo dos próprios formandos, a efetividade do movimento é ainda maior. “Quando buscamos a parceria com o Sebrae/RJ para desenvolver um trabalho com esse seguimento, vimos a oportunidade da criação da rota gastronômica, fortalecendo o setor na cidade”, descreveu. “É um projeto que está sendo desenhado desde o ano passado e que foi possível gerar interesse nos empresários da cidade a partir do treinamento oferecido”, afirmou. “Isso fortalece o comércio, a rede gastronômica e hoteleira e o segmento de turismo na cidade”, concluiu.
Um evento de lançamento da Rota Maricá de Gastronomia e Hotelaria está sendo previsto para o início de novembro. O projeto será novamente apresentado para as autoridades e público presentes no dia 28/08, quando esses alunos receberão os certificados de conclusão dos cursos de Gastronomia e Hotelaria oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo em parceria com o Sebrae/RJ. A cerimônia acontecerá no Sítio Alto Espraiado, localizado na Rua José Tomaz, 144, Espraiado, das 9h às 12h.