quarta-feira, janeiro 22, 2025
CapaPolítica

Antonio José Campos Moreira é nomeado procurador-geral de Justiça do RJ

Antonio José Campos Moreira, novo procurador-geral de Justiça do RJ, assume o cargo para o biênio 2025-2027.Foto Divulgação

O governador Cláudio Castro anunciou, nesta quinta-feira (2), Antonio José Campos Moreira como o novo procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A escolha foi feita com base na lista tríplice apresentada pelo Ministério Público Estadual (MPRJ). Antonio José assumirá o cargo para o biênio 2025-2027. A nomeação foi publicada no Diário Oficial Extra desta quinta-feira.

Em declaração, o governador destacou a relevância do Ministério Público para a sociedade e a experiência do novo procurador-geral.

— O Ministério Público é fundamental para o Estado, atuando na defesa do regime jurídico e preservando a Constituição Federal e os interesses da sociedade. Nomear o procurador Antonio José Campos Moreira, que tem muita credibilidade e quase 40 anos de experiência no MP, garante a continuidade do regime democrático de direito — afirmou Cláudio Castro.

Governador Cláudio Castro e o procurador-geral de Justiça Luciano Mattos anunciam o novo chefe do MPRJ — Foto:Philippe Lima/ASCOM 

A escolha seguiu o processo tradicional: uma eleição interna realizada pelo Ministério Público definiu a lista tríplice enviada ao governador. Antonio José foi o mais votado, com 583 votos, superando Leila Costa, que recebeu 346 votos.

Perfil do novo procurador-geral

Antonio José Campos Moreira iniciou sua trajetória no Ministério Público em 1987. Atualmente, é titular da 1ª Procuradoria de Justiça, vinculada à 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Ele também integra o 1º Grupo de Câmaras Criminais.

Com uma carreira consolidada, Antonio José é professor emérito da Fundação Escola Superior do Ministério Público e da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Ele já ocupou cargos de destaque, como procurador-geral de Justiça em exercício, subprocurador-geral de Justiça e assessor-chefe em áreas estratégicas do MP, como a Assessoria de Assuntos Institucionais e a Assessoria de Atribuição Originária Criminal.