quinta-feira, novembro 21, 2024
CapaRegião dos Lagos

Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia recebe lançamentos literários com foco na produção local

Autoras aldeenses promoveram atividades culturais abertas ao público. Foto Divulgação SEMUC PMSPA

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia segue fortalecendo a cena literária local com a promoção de eventos na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. Recentemente, o espaço foi palco de três lançamentos literários conduzidos por autoras da cidade. Além das sessões de autógrafos, o evento ofereceu bate-papos com as escritoras, manifestações artísticas e exposições de livros, criando um ambiente de troca cultural e incentivo à leitura.

Entre os presentes estavam o prefeito Fábio do Pastel, o secretário municipal de Cultura Thiago Marques, a diretora da Secretaria de Cultura, Giselle Lima, além de outras autoridades municipais, membros da sociedade civil e familiares das autoras.

Para o secretário Thiago Marques, iniciativas como essa reafirmam o papel da Casa da Cultura como um centro de promoção de atividades culturais e diversas linguagens artísticas. “É gratificante abrir as portas da Casa da Cultura para os nossos artistas. A população pode conhecer de perto os autores locais e ter contato com obras de diferentes gêneros. Isso valoriza os nossos escritores, incentiva a produção literária e estimula o hábito da leitura”, afirmou.

As autoras homenageadas no evento foram Aline Arco-Íris, Tati Dantas e Jani Milagres, que compartilharam suas experiências, processos criativos e a importância da literatura para a comunidade. Além dos lançamentos, a programação contou com apresentações culturais e debates sobre cultura e literatura, enriquecendo ainda mais o encontro entre as escritoras e o público.

Lançamentos literários de autoras locais movimentam a Casa da Cultura em São Pedro da Aldeia, com apoio à produção cultural e manifestações artísticas.

Entre as obras lançadas, o destaque foi para o livro infantil “As Aventuras de Ana de Manzoque”, da autora aldeense Tati Dantas, lançado pela Aldeia Editora. A obra, que mistura fantasia, humor e elementos da cultura brasileira, apresenta a história de Ana, uma duquesa de um reino onde a convivência harmônica entre animais é a base de uma vida idílica. Já Jani Milagres, autora de “A Lei da Atração e a Fé em Deus”, publicado pela Editora Viseu, propõe uma reflexão sobre a conexão entre teorias religiosas e científicas, buscando trazer clareza e transformação pessoal.

Outra obra de grande relevância foi “E pra Tia Maria do Jongo eu peço a Benção – Memórias de mulheres jongueiras do Jongo da Serrinha”, de Aline Arco-Íris, que foi fruto de uma dissertação de mestrado e retrata a preservação das memórias de mulheres que mantêm viva a tradição do Jongo, uma importante manifestação cultural afro-brasileira. Publicado pela Editora Prateado com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) e patrocinado pela Lei Paulo Gustavo, o livro celebra o gênero, a memória e a tradição afrodescendente.

O evento contou também com a presença de personalidades da cultura, como Deli Monteiro, matriarca do Grupo Jongo da Serrinha, além de pesquisadores, editores e mestres de saberes populares.