sexta-feira, maio 23, 2025
CapaDiversão & ArteMaricá

Cine Henfil exibe filmes nacionais e sessão adaptada para crianças com TEA neste fim de semana

Cine Henfil exibe filmes nacionais, infantis e sessão azul adaptada para TEA de 23 a 25 de maio. Ingressos gratuitos estão disponíveis no site. Foto Não Vamos Pagar Nada/ Divulgação

Quem estiver em Maricá entre os dias 23 e 25 de maio tem uma boa opção cultural: o Cine Henfil preparou uma programação especial com destaque para produções nacionais e sessões voltadas ao público infantil. E o melhor, com entrada gratuita.

Entre os destaques da semana está a comédia “Não Vamos Pagar Nada”, baseada na peça de Dario Fo. Também entram em cartaz os filmes “Medida Provisória” e “Ouro Negro”, além da produção “A Paz é Duradoura: A Saga de Euclides da Cunha”, que integra as Caravanas Euclidianas.

Para as crianças, a programação conta com as animações “As Múmias e o Anel Perdido” e “Ruby Marinho – Monstro Adolescente”. Outra novidade é a Sessão Azul, pensada especialmente para o público infantojuvenil com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com luz e som reduzidos e liberdade de movimento, a sessão oferece um ambiente mais acolhedor e acessível.

Os ingressos devem ser reservados gratuitamente no site www.cinehenfil.art.br. Basta escolher o filme, selecionar o horário e confirmar o assento. A orientação é chegar com um pouco de antecedência para validar o ingresso.

O Cine Henfil fica na Rua Alferes Gomes, no Centro de Maricá, e conta com 200 lugares, incluindo assentos acessíveis.

 

Confira a programação:

Dia 23/05 (sexta-feira)

19h – A Paz é Dourada: Em uma narrativa parte documental, parte ficcional, o filme narra a trajetória de Euclides da Cunha e a própria trajetória da confecção deste filme.

Classificação: Livre

Dia 24/05 (sábado)

15h- Ruby Marinho – Monstro Adolescente: Ruby é uma adolescente típica. Ela cresceu em uma cidade litorânea na Flórida e, como todos os adolescentes, tem vergonha de sua família. Mas, neste caso, Ruby tem um motivo especial para se envergonhar: ela vem de uma família de monstros marinhos! Ninguém na cidade sabe, mas a pobre Ruby tem medo de que algum dia a verdade seja revelada. Claro, a verdade surge e o desastre acontece.

Classificação Livre

17h – Sessão surpresa voltada ao público infantojuvenil

19h – Medida Provisória: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma lei em que pessoas negras precisam migrar à África para retornarem às suas origens.

Classificação: 14 anos

Dia 25/05 (domingo)

15h – As Múmias e o Anel Perdido: As Múmias e o Anel Perdido vai se passar em um submundo no qual o protagonista vai se casar com a filha do faraó. No entanto, os planos do casamento são ameaçados quando o arqueólogo inglês, Lord Carnaby (Luis Reina) entra na pirâmide e rouba o anel de noivado. Para recuperar a joia e poder se casar, o casal deve invadir o mundo dos humanos. O filme acompanha as divertidas aventuras de três múmias egípcias antigas que vivem em uma cidade secreta subterrânea, escondida no antigo Egito. O trio inclui uma princesa, um ex-cocheiro e seu irmão mais novo, junto com seu bebê crocodilo de estimação.

Classificação Livre

17h – Não Vamos Pagar Nada: Antônia é uma mulher simples que, apesar de desempregada e cheia de dificuldades para pagar as contas, não perde o bom humor. Quando, indignada com o aumento dos preços no único mercado do bairro, ela faz um escândalo, Antônia acaba contagiando outros clientes e causando um reboliço em que saqueam o mercado e se recusam.

Classificação: 12 anos

19h – Ouro Negro:  Alagoas. José Gosch é um geólogo alemão que, entre 1910 e 1918, luta para implementar sua companhia de petróleo. Só que ele é assassinado pelo sócio, em uma trama elaborada por Otto Manheimer, um conceituado técnico americano infiltrado no governo brasileiro. O legado de Gosch fica com seu aprendiz, João Martins (Danton Mello), de apenas 13 anos. Ao crescer, João e Pedro (Thiago Fragoso), filho de Gosch, se formam na Escola de Engenharia de Minas, em Ouro Preto. Mariana (Malu Galli), viúva do geólogo, vive com a filha Luísa (Luíza Curvo) no Rio de Janeiro. João se apaixona por ela, mas um amor de infância atrapalha os planos do casal: Camila (Maria Ribeiro), a filha de um amigo da família. Após a misteriosa morte de um herói da aviação brasileira, Paulo Matos (Walter Rosa), João e Camila resolvem seguir os planos do falecido e conseguem os estudos de Gosch sobre a bacia sedimentar de Alagoas e Sergipe. Eles conseguem fundar a companhia e participam do processo da descoberta do petróleo no Brasil.

Classificação: 14 anos