sábado, abril 19, 2025
CapaPolítica

Cláudio Castro visita fábrica de blindados e drones em Dubai e reforça investimentos em segurança no Rio

Governador Cláudio Castro visita fábrica de blindados e drones em Dubai e destaca investimentos em segurança no RJ, com foco em tecnologia e modernização. Foto Ernesto Carriço/Ascom

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, visitou nesta terça-feira (15/04), em Dubai, uma das maiores fabricantes de carros blindados e drones do mundo. A visita à sede da Streit Group, nos Emirados Árabes Unidos, teve como objetivo conhecer novas tecnologias que poderão ser implementadas nas Forças de Segurança do estado.

“Estar aqui hoje corrobora com a nossa política de segurança pública, na qual investimos em tecnologia e material de ponta para combater o crime organizado no Rio de Janeiro”, afirmou o governador. “Destinamos mais de R$ 4,5 bilhões para modernizar as polícias, com a compra de veículos blindados e semiblindados, inclusive com sistema de câmeras. Serão mais de 5,8 mil veículos com a tecnologia embarcada no estado.”

A Streit Group atua há mais de 30 anos no mercado e fabrica cerca de 120 modelos militares e policiais, com capacidade de produção de até 500 veículos por mês. A empresa possui unidades na América do Norte, Europa, Ásia, Oriente Médio e África, e é reconhecida por seus rigorosos testes balísticos e de impacto. No Brasil, já fornece veículos para a Polícia Federal.

Blindados, drones e mais tecnologia no RJ

Desde 2022, o Governo do Estado do Rio adquiriu 30 veículos blindados para transporte de tropa, 1.714 viaturas semiblindadas, duas ambulâncias e um helicóptero para a Polícia Militar. A Polícia Civil recebeu oito blindados e quatro aeronaves semiblindadas. Já a Secretaria de Administração Penitenciária agora conta com 52 caminhonetes para transporte de presos e seis pick-ups L200.

O uso de drones também foi ampliado, com mais de 100 equipamentos de última geração utilizados em ações de policiamento, investigações e preservação ambiental. Os drones contam com recursos como reconhecimento facial, câmeras de longo alcance e megafone.

Entre outras aquisições destacadas pelo governo estão 15 mil câmeras corporais para a Polícia Militar e um sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial. O CICC Móvel (Centro Integrado de Comando e Controle) também passou a ser utilizado em grandes eventos, ampliando o alcance e a eficiência das operações das forças de segurança.