Competição de Canoa Havaiana agita o 40º Fest Verão em São Pedro da Aldeia
No último sábado (11/05), a Orla da Praia Linda, em São Pedro da Aldeia, foi palco de intensas competições de Canoa Havaiana, durante o 40º Fest Verão. O evento, que já se tornou tradicional na região, atraiu equipes de toda a Região dos Lagos para prestigiar o esporte, realizado pela segunda vez no festival.
As equipes, compostas por atletas de diferentes bairros e cidades, competiram nas categorias open e master 40+ (feminina, masculina e mista), pela modalidade OC6. A disputa foi acirrada, com momentos de pura adrenalina e técnica.
Os vencedores foram homenageados com troféus para os três primeiros lugares, além de premiação em dinheiro para a equipe campeã. Mas a competição não se limitou apenas ao esporte, pois na entrega de kits, os atletas também contribuíram com 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado para instituições de São Pedro da Aldeia, por meio de uma ação da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
Ao todo, 11 equipes participaram do torneio, demonstrando a crescente adesão à Canoa Havaiana na região. O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, destacou a inclusão do projeto Aldeia em Movimento na competição, que visa promover a prática esportiva nos diversos bairros aldeenses.
“Trouxemos a competição para a Praia Linda este ano para dar oportunidades a outros bairros. O espaço físico é bacana para a realização da prova. Tivemos as condições climáticas perfeitas, a incidência de vento foi pequena. A adesão à canoa havaiana aqui em São Pedro da Aldeia e na Região é muito grande, tanto que temos clubes da cidade e de outros municípios participando, além do público que cresce cada vez mais. E isso é muito bacana, pois fomenta o esporte, o turismo e a atividade física”, comentou Ramos.
O destaque da competição ficou por conta das equipes Good Va’aibes, de São Pedro da Aldeia, e He’e Nalu Roots Club, de Cabo Frio. A equipe aldeense garantiu a vitória nas categorias Master 40+ e Open, ambas no masculino. O leme Thiago Isnarde, campeão em ambas as categorias, expressou sua satisfação em representar o Good Va’aibes e parabenizou a organização do evento.
Na categoria Open Feminino, a equipe aldeense Hoku Va’a, proveniente do Balneário, conquistou o primeiro lugar, demonstrando alto nível técnico e preparo para futuras competições, como o Mundial no Havaí.
A competição contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Serviços Públicos, e teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani, que destacou a importância do evento para o turismo local.
Confira abaixo a classificação completa da modalidade:
Master +40 Feminino: 1º lugar: He’e Nalu Roots Club (19’04”) 2º lugar: É Va’a! (19’16”) 3º lugar: Good Va’aibes (20’08”)
Master +40 Masculino: 1º lugar: Good Va’aibes (16’23”) 2º lugar: Canoe Club Araruama (16’44”) 3º lugar: É Va’a (17’19”)
Open Feminino: 1º lugar: Hoku Va’a (18’38”) 2º lugar: He’e Nalu Roots Club (19’02”) 3º lugar: Aldeia Va’a (19’28”)
Open Masculino: 1º lugar: Good Va’aibes (15’52”) 2º lugar: Canoe Club Araruama (16’11”) 3º lugar: Aldeia Va’a (16’56”)
Master +40 Mista: 1º lugar: He’e Nalu Roots Club (16’47”) 2º lugar: É Va’a! (17’04”) 3º lugar: Hoku Va’a (18’02”)
Open Mista: 1º lugar: He’e Nalu Roots Club (16’44”) 2º lugar: Hoku Va’a! (16’54”) 3º lugar: Maikai Hoa (16’59”).