sexta-feira, abril 4, 2025
CapaDiversão & ArteMaricá

Cultura e tradição marcam celebração de Iemanjá em Maricá

Cortejo e espetáculo encantam o público no Museu Casa Darcy Ribeiro, em Maricá, em celebração ao Dia de Iemanjá. Foto Sheila Guimarães

Considerada a rainha do mar e protetora dos pescadores e navegantes, Iemanjá é uma das mais reverenciadas entidades das religiões de matriz africana no Brasil. Para celebrar seu dia, o Museu Casa Darcy Ribeiro, localizado no bairro de Cordeirinho, em Maricá, promoveu, neste domingo (2), um cortejo simbólico e comemorativo, destacando a importância dessa divindade para a cultura brasileira.

A Companhia Brasileira de Mystérios e Novidade apresentou o espetáculo “Sereia do Mar”, com declamações de poesia, músicas, danças e ritos, encantando o público pela riqueza de detalhes nas indumentárias e na dramatização. O cortejo teve início na rua do museu e seguiu até o jardim da casa à beira-mar, proporcionando uma imersão cultural aos visitantes.

Lígia Veiga, diretora da Companhia, ressaltou que a apresentação foi criada especialmente para o espaço cultural. “Darcy Ribeiro era um grande professor e apaixonado pela cultura brasileira, e queríamos refletir isso em nossa performance. Juntamos canções e textos que exaltam a rainha do mar para criar uma narrativa sobre o que nos move e nos inspira”, explicou.

O evento atraiu visitantes de diversas cidades, como Rita de Cássia, moradora de Niterói, que elogiou a celebração. “Achei tudo muito interessante e diferente do tradicional das festividades para o dia da Rainha do Mar. É uma forma diferente de homenageá-la”, disse ela, que acompanhava seu filho Bernardo, de 7 anos.