Cursos gratuitos em Maricá: Cinema, Games e Carnaval com inscrições abertas
A Prefeitura de Maricá abre, na próxima segunda-feira (7/4), as inscrições para 26 cursos gratuitos da Incubadora de Inovação Social em Cultura. A iniciativa é realizada por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria de Cultura e das Utopias e o Instituto Brasil Social (IBS). Ao todo, estão sendo ofertadas 629 vagas em cursos nos eixos de Cinema, Game e Carnaval.
Os interessados devem se inscrever pelo site www.incubacultura.org.br, onde também é possível acessar o edital completo com os detalhes sobre cada curso, pré-requisitos e o cronograma. O prazo vai até as 23h59 do dia 21 de abril.
A proposta da incubadora é capacitar os chamados “desenvolvedores” — como são denominados os alunos — para o mercado de trabalho no setor cultural, unindo aulas teóricas e práticas. Os cursos incentivam o empreendedorismo, a inovação e a valorização da cultura local.
“Queremos estabelecer conexões com os profissionais da área audiovisual e transformar Maricá em um polo de referência no Rio, no Brasil e no mundo”, afirmou Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM.
Cursos e eixos temáticos
O novo ciclo traz a ampliação da oferta de vagas e unidades, além da inclusão de novos cursos em todos os eixos. No total, 20% das vagas são reservadas para pessoas pretas e pardas, e 5% para pessoas com deficiência.
No eixo Cinema, os cursos vão de Realizador Audiovisual a Som para Cinema e Vídeo, passando por Atuação, Direção de Arte, Edição e Roteiro. A parceria com a Escola de Atores Aderbal Freire-Filho, dirigida por José de Abreu, é um dos destaques.
O eixo Game conta com quatro cursos: Desenvolvimento de Jogos, Modelagem 3D, Animação e VFX e Criação de Imagem com Inteligência Artificial, com uso da Unreal Engine. Para ambos os eixos, os candidatos devem ter a partir de 16 anos e ensino fundamental II completo.
Já o eixo Carnaval oferece cursos voltados à estética afro, percussão, dança e outras expressões culturais da maior festa popular do país. As formações contam com a colaboração do Bloco Ilê Aiyê e da Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio. A idade mínima varia conforme o curso, podendo começar a partir dos 6 anos.
“O audiovisual é uma ferramenta fundamental para a inclusão social, geração de emprego e construção de uma cidade inteligente e culturalmente viva”, destacou o secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin.
Três polos presenciais
As aulas serão realizadas de forma presencial em três unidades: na sede da Incubadora (Rua Álvares de Castro, 699 – Centro), na quadra da Escola de Samba União de Maricá (Rod. Amaral Peixoto, KM 29 – Flamengo) e na Casa das Artes Carnavalescas (Rua I, São José do Imbassaí).
Cronograma completo:
-
Início das inscrições: 7 de abril, às 10h
-
Encerramento das inscrições: 21 de abril, às 23h59
-
Divulgação dos sorteados: 22 de abril, após as 16h
-
Entrevistas: 24 a 26 de abril
-
Resultado final: 28 de abril
-
Matrícula dos sorteados: 28 a 30 de abril
-
Início das aulas: 5 de maio
-
Matrícula de vagas remanescentes: 5 a 9 de maio