segunda-feira, novembro 25, 2024
CapaÚltimas

Detran.RJ inicia emissão do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional

 

Documento usa codificação internacional utilizada em passaportes para reduzir risco de fraude. Foto Divulgação Detran RJ

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran.RJ) começará a emitir partir da próxima segunda-feira (01/07), o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para cidadãos de todas as idades. Este documento foi criado com o objetivo de aumentar a segurança e dificultar fraudes, utilizando o CPF como único número de identificação. A primeira via da CIN será gratuita, sem a cobrança de taxas ou Duda. Desde janeiro de 2023, o Detran está implementando a emissão escalonada por faixa etária, com 659.283 carteiras já emitidas no estado até o momento.

Para obter a nova CIN, os cidadãos devem apresentar a certidão de nascimento e o número do CPF. Aqueles que ainda não possuem o CPF podem obtê-lo no site da Receita Federal ou em unidades conveniadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil. A partir de 2032, a CIN será obrigatória em todo o Brasil.

Glaucio Paz, presidente do Detran.RJ, destaca a segurança do novo documento. “A CIN possui um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, além de identificar se ele foi furtado, clonado ou extraviado. A partir de segunda-feira, cidadãos de todas as idades poderão solicitar o novo documento de identificação, que evita a duplicidade de registros e dificulta fraudes”, afirma Paz.

Além de elementos gráficos que dificultam a falsificação, a CIN também conta com um código internacional usado em passaportes, conhecido como MRZ (Zona Legível por Máquina), que facilita o uso da identidade como documento de viagem, sendo lido em terminais de autoatendimento nos aeroportos.