Escadaria da Boa Vista vira tela para arte urbana e cultura em Maricá

Um dos acessos à parte alta do Centro de Maricá, a escadaria da Boa Vista está ganhando novas cores e formas com a intervenção do artista visual Alexandre Keto. O espaço, que há mais de 40 anos faz parte do cotidiano da cidade, está sendo revitalizado pela Secretaria de Cultura e das Utopias, que transformará os degraus em um verdadeiro mural a céu aberto.
Os murais que estão sendo pintados na escadaria fazem referência à vegetação que dá nome à cidade, aos povos originários que habitaram a região e também aos elementos culturais ligados ao mar e à religiosidade local. Segundo Keto, o objetivo da intervenção é representar os traços característicos de Maricá de forma permanente.
“Busco a durabilidade no meu trabalho, tanto nos materiais utilizados, como acrílico, cimento ou argila. Hoje em dia, tudo é muito efêmero e descartável, e as redes sociais refletem isso”, afirmou o artista. “A ideia é democratizar a arte, levando-a para os espaços acessíveis à população e mostrando que a vida pode ser mais ampla do que a realidade conhecida por cada um”, completou.
O secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, destacou a importância da revitalização para a valorização do espaço público. “Transformar uma escadaria em uma galeria a céu aberto é pensar uma cidade com arte. Viva a arte urbana!”, celebrou.
Alexandre Keto, de 37 anos, cresceu na Vila Alpina, na Zona Leste de São Paulo, e iniciou sua trajetória no grafite ainda na adolescência. Posteriormente, conheceu outras formas de expressão artística através de um programa social. Hoje, suas obras estão espalhadas por diversas cidades do Brasil e do mundo, e ele tem como referências artísticas nomes como Vik Muniz e a dupla ‘Os Gêmeos’, formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo.