domingo, julho 7, 2024
MaricáÚltimas

Escritório Social é inaugurado em Araçatiba

Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (29/11) o Escritório Social de Maricá. A estrutura fica localizada na Rua Tenente Coronel Aviador Paulo Roberto de Souza Machado, n° 18, quadra 159, Jardim Balneário, em Araçatiba.

Além da secretária de Políticas Inclusivas, Scheila Pinto, a solenidade contou com representantes do Poder Judiciário, como o Secretário Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador Carlos Vieira Von Adamek e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Maricá, Eduardo Carlos de Souza; entre outros.

O Escritório Social é um dos eixos do programa Justiça Presente, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O programa tem como objetivo dar suporte aos egressos do sistema prisional e para suas famílias em diversas áreas como Saúde, qualificação, encaminhamento profissional e psicossocial.

Em Maricá, esse trabalho é realizado por meio do Centro de Referência de Egressos e Familiares e Atendimentos às Famílias de Pessoas Privadas de Maricá (Crefam), que funciona há mais de um ano como um centro de referência criado pela Secretaria de Políticas Inclusivas.

“Iremos participar de todo esse processo junto com as demais secretarias para o fortalecimento dos vínculos desses familiares de egressos para que possamos diminuir a pobreza, o cárcere e que possamos dar o direito do cidadão de se reciclar e renovar”, afirmou Scheila Pinto.

Após a cerimônia, o Secretário Geral do CNJ, Carlos Vieira Von Adamek, conheceu as dependências da estrutura, que contará com salas para acolhimento e espaço para o departamento administrativo, totalizando oito aposentos. O local conta ainda com uma cozinha industrial e futuramente ganhará um elevador panorâmico.

“Esse é um equipamento bastante moderno e propício ao trabalho que se pretende desenvolver aqui que é o acolhimento e a reintegração do egresso do sistema penitenciário à nossa sociedade”, avaliou.

Além de Maricá, Niterói também ganhou estrutura semelhante, sendo assim, os municípios pioneiros na elaboração desse equipamento no Estado do Rio.