quinta-feira, abril 3, 2025
MaricáÚltimas

Fazenda em Maricá celebra Dia Mundial da Agricultura com renovação de canteiros na Farmácia Viva

Fazenda Nossa Senhora do Amparo, em Maricá, renova canteiros na Farmácia Viva com erva cidreira especial da UFRRJ, fortalecendo a produção de fitoterápicos. Paulo Avila/Codemar

Em comemoração ao Dia Mundial da Agricultura (20/03), a Fazenda Nossa Senhora do Amparo, no bairro Caju, em Maricá, promoveu a renovação de canteiros na Farmácia Viva. A ação contou com o cultivo de uma variedade especial de erva cidreira, aprimorada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Campus Seropédica.

O projeto Farmacopeia Mari’ká, desenvolvido pela UFRRJ em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), busca unir ciência e tecnologia para o cultivo de plantas medicinais. Durante a atividade, a equipe utilizou o método de estaquia, garantindo a preservação das características genéticas e químicas da erva cidreira citral, uma variedade de alto valor terapêutico.

“Aqui fazemos o procedimento de estaquia a partir da planta-mãe, preservando suas propriedades. É um método fácil e rápido de propagação”, explicou Fernanda Garcia, superintendente da Codemar.

O professor Marco André, da UFRRJ, lidera os estudos sobre a espécie, que possui princípios ativos aprimorados, tornando-se essencial para a produção de fitoterápicos.