Fazenda em Maricá celebra Dia Mundial da Agricultura com renovação de canteiros na Farmácia Viva

Em comemoração ao Dia Mundial da Agricultura (20/03), a Fazenda Nossa Senhora do Amparo, no bairro Caju, em Maricá, promoveu a renovação de canteiros na Farmácia Viva. A ação contou com o cultivo de uma variedade especial de erva cidreira, aprimorada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Campus Seropédica.
O projeto Farmacopeia Mari’ká, desenvolvido pela UFRRJ em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), busca unir ciência e tecnologia para o cultivo de plantas medicinais. Durante a atividade, a equipe utilizou o método de estaquia, garantindo a preservação das características genéticas e químicas da erva cidreira citral, uma variedade de alto valor terapêutico.
“Aqui fazemos o procedimento de estaquia a partir da planta-mãe, preservando suas propriedades. É um método fácil e rápido de propagação”, explicou Fernanda Garcia, superintendente da Codemar.
O professor Marco André, da UFRRJ, lidera os estudos sobre a espécie, que possui princípios ativos aprimorados, tornando-se essencial para a produção de fitoterápicos.