Filme brasileiro é um dos favoritos ao Oscar 2025

A premiação mais importante do cinema está chegando! Na noite de domingo, 2 de março, o Brasil estará acompanhado de perto o resultado da maior premiação do cinema. Afinal, um filme brasileiro ficou em destaque. ‘Ainda Estou Aqui’ concorre em três categorias: Melhor Filme; Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres.
Entre os dias 11 e 18 de fevereiro foi concluída mais uma etapa da votação, também realizada on-line. A diferença é que, dessa vez, os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS, na sigla em inglês) votaram em todas as categorias do Oscar.
Após a apuração, dois sócios da auditoria PricewaterhouseCoopers ficarão com as maletas que levam os envelopes da premiação, que serão abertos dia 2 de março, em Los Angeles, na 97ª cerimônia do Oscar.
Filme de sucesso
‘Ainda Estou Aqui’, primeiro filme original Globoplay, já ganhou 38 prêmios, desde que começou a percorrer o circuito de festivais no ano passado. O longa dirigido por Walter Salles levou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, garantiu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama para Fernanda Torres, além das três indicações ao Oscar.
O roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega foi baseado na autobiografia homônima de 2015, escrita por Marcelo Rubens Paiva. A trama retrata a história autobiográfica do autor com enfoque na vida de sua mãe, Eunice Paiva, uma advogada que acabou se tornando ativista política na sequência da prisão e consequente desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, pela ditadura militar brasileira. O elenco contou ainda com Selton Mello, Antônio Saboia, Valentina Herszage, Maria Manoella, entre outros.
Premiação
A 97ª cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em Los Angeles, na Califórnia, e será apresentada pelo comediante Conan O’Brien. No Brasil, a cerimônia terá transmissão da TNT, com participação de Ana Furtado e Lázaro Ramos e na Max. Na Globo, vai ser apresentada por Maria Beltrão, a partir das 21h55, para todo o Brasil, com exceção do Rio de Janeiro. Quem estiver no Rio, vai acompanhar os desfiles das escolas de samba na íntegra, com flashes dos momentos mais importantes do OSCAR direto de Los Angeles. O sinal da TV Globo com a transmissão do OSCAR ao vivo estará disponível no Gshow ou no g1.
Confira as principais categorias e seus indicados.
Melhor Filme: “Anora”; “O Brutalista”; “Um Completo Desconhecido”; “Conclave”; “Duna: Parte II”; “Emilia Pérez”; “Ainda Estou Aqui”; “Nickel Boys”; “A Substância”; e “Wicked”. Melhor Atriz: Fernanda Torres – “Ainda Estou Aqui”; Cynthia Erivo – “Wicked”; Karla Sofía Gascón – “Emilia Pérez”; Mikey Madison – “Anora”; e Demi Moore – “A Subtância”.
Melhor Ator: Adrien Brody – “O Brutalista”; Timothée Chalamet – “Um Completo Desconhecido”; Colman Domingo – “Sing Sing”; Ralph Fiennes – “Conclave”; Sebastian Stan – “O Aprendiz”. Melhor Atriz Coadjuvante: Monica Barbaro – “Um Completo Desconhecido”; Ariana Grande – “Wicked”; Felicity Jones – “O Brutalista”; Isabella Rossellini – “Conclave”; e Zoe Saldaña – “Emilia Pérez”. Melhor Ator Coadjuvante: Yura Borisov – “Anora”; Kieran Culkin – “A Verdadeira Dor”; Edward Norton – “Um Completo Desconhecido”; Guy Pearce – “O Brutalista”; Jeremy Strong – “O Aprendiz”. Melhor Filme Internacional: “Ainda Estou Aqui”; “A Garota da Agulha”; “Emilia Pérez”; “The Seed of the Sacred Fig”; e “Flow”.