Fiscais de obras municipais participam de capacitação em São Pedro da Aldeia
A Controladoria-Geral de São Pedro da Aldeia promoveu, na quinta-feira (06/07), um curso de capacitação para os fiscais de obras municipais em andamento. O encontro contou com a participação de servidores das Secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano, de Esportes e Lazer, de Serviços Públicos e de Educação. O objetivo foi orientar os profissionais de maneira a garantir um trabalho de fiscalização técnica e administrativa cada vez mais eficiente.
O prefeito Fábio do Pastel falou sobre a iniciativa. “Nós temos que trabalhar da forma mais correta possível. Somos como uma engrenagem e cada servidor da Prefeitura deve trabalhar corretamente para entregarmos à população um trabalho de qualidade. Por isso, fiscalizar tudo com rigor é essencial”, declarou.
Com o tema “Fiscalização de contrato de obras e serviços de engenharia”, a iniciativa buscou reforçar pontos de atuação e a análise processual de execução de obras públicas. A capacitação foi conduzida pela controladora-geral do município, Danielle Prudente, a subcontroladora, Vivian Machado, e o procurador-geral do município, Peter Samerson.
A controladora Danielle Prudente comentou sobre o conteúdo ministrado. “A reunião de hoje com os fiscais da área de engenharia faz parte da nossa estratégia de capacitação para os fiscais de contratos do município. Aproveitamos o ensejo para atualizar os engenheiros das novas decisões jurisprudenciais das Cortes de Contas e, principalmente, incentivá-los a se capacitarem para o exercício da fiscalização”, afirmou.
Para o procurador-geral, Peter Samerson, o objetivo da iniciativa foi atingido. “Qualificamos os fiscais de contratos para, com conhecimento, qualidade e responsabilidade, desempenharem o encargo de fiscalização dos contratos celebrados pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia com empresas terceirizadas”, comentou.
A secretária adjunta de Educação, Elaine Mendes, também participou do encontro. “Fiscalizar obras públicas não é um trabalho fácil. O papel que cabe aos fiscais é defender o interesse da população e, no fim, entregar um equipamento público de qualidade. Por isso, contar com apoio e ensinamento da nossa Controladoria é essencial. Nossa Controladoria está sempre na dianteira, saímos muito mais confiantes com essa capacitação”, declarou.