Gastronomia aquece Saquarema
Festival atrai turistas e deixa agosto com muito mais charme
Decididamente, o inverno de Saquarema ficou mais quente, apimentado, adocicado e temperado com o Festival Gastronômico “O Gosto de Agosto – Sabores de Todas as Culturas”, que este ano chegou à sua 11ª edição reunindo 12 estabelecimentos como restaurantes, bistrôs, creperias e hamburguerias artesanais da cidade. Pratos especiais, preparados para o evento transformam a capital do surfe em polo gastronômico de alta qualidade e muito charme.
Produtores do evento, Junior Imbiriba e Fábio Ourique contam que o festival nasceu em 2008 com a intenção de movimentar o inverno. “O evento começou tímido, somente na quarta edição que a gente saltou de meia dúzia de restaurantes para 11. Naquela época, o movimento em Saquarema costumava ser bem fraco. Então a ideia foi preparar algo que atraísse a atenção de turistas e moradores também”, contam.
A ideia deu certo e hoje o mês de agosto é aquecido em todos os setores no município, já que o festival movimenta também a rede hoteleira, atraindo pessoas de várias regiões do país. “A concepção do festival é entender a miscigenação do Brasil dentro de Saquarema”, afirmam.
Para a proprietária da Casa da Praia, Luciana Gago Mota Lopes da Silva, o festival foi uma maneira de se reinventar. “A gente tem sempre que se reinventar e o Gosto de Agosto veio com essa proposta. Para esta edição preparamos uma entrada com o crostine de mousse de salmão com geleia de maracujá, o prato principal que é o arroz de lula perfumado com hortelã, e o Paris Brest como sobremesa”, informa Luciana.
O festival acontece de 3 de agosto a 2 de setembro, mas sua preparação é feita durante o ano todo com palestras e workshops para os restaurantes que querem, participar do evento.