Governo do Rio e Flamengo firmam parceria para enfrentamento à violência contra a mulher
Na noite desta segunda-feira (23), o governador Cláudio Castro assinou um protocolo de intenções voltado à prevenção e combate à violência contra a mulher, fortalecendo a rede de apoio às vítimas por meio do programa “Antes que Aconteça“. A cerimônia ocorreu na sede do Flamengo, na Zona Sul do Rio, com a presença de autoridades como a primeira-dama Analine Castro, a secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e a deputada federal Soraya Santos.
O protocolo prevê a criação de estratégias e ações conjuntas, envolvendo setores governamentais e não governamentais, para prevenir os diversos tipos de violência, desde a psicológica até o feminicídio.
“O Flamengo, como instituição, tem um compromisso com a causa. É chocante saber que muitas das vítimas de feminicídio já possuíam medidas protetivas. Precisamos intensificar nossos esforços para que o futebol seja um ambiente seguro para todos”, afirmou Rodolfo Landim, presidente do Flamengo.
O protocolo também inclui a realização de palestras e ações de conscientização dentro do universo esportivo, envolvendo atletas, torcedores e profissionais do clube, além da produção de materiais educativos voltados para a prevenção da violência.
Programa “Antes que Aconteça”
O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e envolve outras pastas do governo, como as Secretarias de Segurança Pública e Saúde, além do Tribunal de Justiça. A iniciativa busca monitorar as mulheres em situação de risco, utilizando ferramentas como o aplicativo Rede Mulher, que inclui o “botão do pânico”, entre outras funcionalidades tecnológicas.
Após a assinatura do protocolo, o Cristo Redentor foi iluminado de lilás, simbolizando o apoio à causa.