quinta-feira, julho 4, 2024
MaricáPolíticaÚltimas

Homenagem marca o Dia da Mulher Maricaense

Na data em questão, várias representantes femininas do município receberam moções. Fotos Sheila Guimarães

A Câmara Municipal de Maricá realizou nesta sexta-feira (26) de agosto uma solenidade em homenagem ao Dia da Mulher Maricaense. Na data em questão, várias representantes femininas do município receberam moções.

Entre as mulheres prestigiadas estava Carolina Camargo de Jesus, representante da cultura indígena de Maricá.Além de pertencer a etnia Potiguara, ela integra vários grupos e associações indígenas.  “Representa a vitória de uma luta histórica muito grande, é uma conquista não só minha, mas de todo o nosso povo(…) O município de Maricá está acolhendo de forma muito carinhosa , com muito respeito e incluindo nós, indígenas. É uma vitória de muitas mulheres, das minhas anciãs indígenas, que não podem estar aqui. Nossa voz, nossa fala, a fala de uma mulher indígena”, finalizou.

 

A vereadora Andréa Cunha, autora do projeto, ressaltou a importância da data. “Ano passado foi feita a aprovação da Lei 3027 de 2021. Foi sancionada. A prefeitura abraçou a lei da Mulher Maricaense, tanto que teve uma campanha de comunicação maravilhosa. Mulher preta, mulher indígena, mulher mãe, mulher trabalhadora, mulher política…”, lembrou.

Andréa Cunha falou da importância da homenagem. “A gente tem essa possibilidade de pensar nos espaços. Em abrir espaço pra nossas lutas, pra nossas discussões, pra ampliar mais e mais as nossas políticas públicas. Mas não somente das pautas do feminicídio, da violência doméstica. Isso tudo a gente está trabalhando, muitos movimentos estão trabalhando, segurança também, mas também de homenagear, de celebrar o Dia da Mulher, tem o dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), dia 28 de abril, que é nacional, e a gente conseguiu fortalecer esse dia”, finalizou.