sábado, maio 24, 2025
CapaEcologiaÚltimas

Inea combate desmatamento e posse ilegal de aves, em Cabo Frio

Cerca de 30 aves silvestres foram resgatadas em operação contra crimes ambientais. Foto Parque Estadual da Costa do Sol
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente de Cabo Frio, a Unidade de Polícia Militar (UPAM), o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), 25º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Marítima e Ambiental realizou, na manhã desta quarta-feira (21/05), uma operação para combater o desmatamento e a posse ilegal de aves no PECS, no bairro do Jacaré, em Cabo Frio. A ação foi motivada por denúncias recebidas.
A operação transcorreu como esperado. Os policiais da UPAM tiveram acesso à residência,  após autorização do proprietário, que não ofereceu resistência. No local, foram encontradas 30 aves silvestres, a maioria em aparente bom estado de saúde. Duas delas, no entanto, apresentavam comportamento agitado, o que pode indicar captura recente. Entre os animais resgatados estavam: Melro Preto (Gnorimopsar chopi), Tizil (Volatinia jacarina), Trinca ferro (Saltator similis), Bico de Lacre (Estrilda astrild), Coleirinho (Sporophila caerulescens) e Papagaio (amazona aestiva).
– Esta operação conjunta demonstra a eficácia do trabalho integrado entre os órgãos ambientais e de segurança pública. Continuaremos intensificando as fiscalizações para coibir esses crimes, que tanto prejudicam nossa biodiversidade – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Além das aves, os agentes apreenderam 14 alçapões e uma espingarda de chumbinho. O proprietário da casa foi autuado pelo Inea e levado para a delegacia para prestar mais esclarecimentos. Ainda não há confirmação se o infrator comercializava os animais, mas o caso será investigado pela polícia.