terça-feira, julho 2, 2024
CapaRegião dos Lagos

Inscrições abertas para a Companhia de Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia

Inscrições são on-line e destinadas a moradores a partir de 16 anos de idade com experiência na área. Fotos: Arquivo/Raíra Morena e Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

A Companhia de Teatro Municipal, iniciativa da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia, está com inscrições abertas para atores e atrizes locais. Os interessados devem comprovar residência no município, ter experiência em teatro e idade mínima de 16 anos. As inscrições, abertas até 5 de julho, devem ser feitas online através do formulário eletrônico. Para mais detalhes, consulte o regulamento completo.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, enfatizou o convite aos artistas aldeenses. “Desde 2022, a Companhia de Teatro Municipal vem realizando um excelente trabalho com jovens e adultos, através de uma contínua formação artística e montagem de espetáculos dentro e fora da cidade. Esta segunda chamada é uma grande oportunidade para que nossos atores e atrizes mostrem seu talento e concorram a uma vaga na Cia. Desejamos boa sorte a todos os candidatos”, afirmou.

Ao todo, 14 vagas estão disponíveis. Para concorrer, é necessário comprovar atuação artística mínima de um ano. A seleção será feita através de análise de portfólio, vídeo de apresentação pessoal e Teste de Habilidade Específica (THE), realizado em duas etapas: uma atividade coletiva e uma avaliação individual.

Durante os testes, os candidatos serão avaliados em interpretação, improvisação e expressão corporal e vocal. A avaliação será conduzida por uma Banca Examinadora composta por profissionais da área. Os testes ocorrerão nos dias 8 e 9 de julho, na Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, no bairro Nova São Pedro.

Sobre a Companhia de Teatro Municipal

Regulamentada pela Lei Municipal nº 3.047/2022, a Companhia de Teatro Municipal é uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Cultura para promover a produção teatral e a formação teórica e prática de atores e atrizes. O projeto visa fomentar a arte teatral, valorizar talentos locais e proporcionar desenvolvimento artístico contínuo aos integrantes.

A Companhia é coordenada pela atriz, arte-educadora e pesquisadora Anna Fernanda Corrêa, que também leciona teatro na Escola de Artes Municipal. Segundo Anna Fernanda, a memória histórica e cultural de São Pedro da Aldeia é um foco central da Companhia. “Desde 2023, aprofundamos a pesquisa sobre a identidade cultural da cidade, trazendo aos palcos nossas raízes. Em ‘A Casa Feita de Cacos’, exploramos a Casa da Flor, e continuamos dedicados a novas temáticas que celebram nossa memória aldeense”, comentou.

Entre as produções da Companhia estão a dramaturgia documental “A Casa Feita de Cacos”, o melodrama “Queijo & Goiabada”, a comédia infantil “Pluft, o Fantasminha” e as peças natalinas “Auto de Natal” e “Toda estrela brilha: uma jornada mágica de Natal”.

Para mais informações e acesso aos anexos I, II, III e IV do regulamento, clique aqui.