terça-feira, julho 2, 2024
CapaRegião dos Lagos

Macaé adquire 38 mil microchips para registro de animais e implementa novas políticas públicas

O cadastro eletrônico deve ser realizado antecipadamente para agilização do processo. Foto Divulgação

A Prefeitura de Macaé anunciou a aquisição de 38 mil microchips para a realização de um mapeamento abrangente dos animais no município. A iniciativa visa a criação do Registro Geral de Animais do Município, que permitirá a implementação de novas políticas públicas, incluindo a microchipagem dos animais. Esta ação faz parte do programa Macaé Pet, oferecido pela Secretaria de Proteção e Defesa do Animal.

Os tutores de animais já podem se cadastrar no site animalltag.com.br/redeanimalltag para agilizar o processo de implantação do microchip subcutâneo. O Registro Geral coletará dados como espécie, sexo e idade dos animais, além de informações sobre a situação do animal, identificando se possuem tutores ou se são comunitários. Além do microchip, o tutor receberá uma tag para coleira com QRCODE, que possibilitará acesso rápido aos dados do tutor, divulgados previamente pelo sistema com autorização do usuário.

Com o microchip, caso um animal perdido seja encontrado, o sistema facilitará a devolução ao lar, reduzindo o número de animais nas ruas. Instituído pela Lei 3430/2010, o Registro Geral de Animais é inédito em Macaé e na região.

O serviço de Microchipagem de Animais será lançado na próxima terça-feira (18), às 14h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Animal, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, no bairro São José do Barreto. Após o lançamento, o serviço estará disponível para todos os animais que passarem por consultas na UBS Animal e nas campanhas de vacinação.

Além da microchipagem, o programa Macaé Pet oferece castrações e consultas veterinárias gratuitas, reforçando o compromisso com o bem-estar animal.

“Esta iniciativa representa um passo significativo em direção à proteção e bem-estar dos animais de nossa cidade, demonstrando o compromisso com a causa animal e o desenvolvimento de políticas que visam garantir o seu cuidado e segurança”, afirmou Cristiane Fagundes, secretária de Proteção e Defesa do Animal de Macaé.

O serviço de microchipagem estará disponível durante as campanhas anuais de vacinação antirrábica e nas Unidades Básicas de Saúde Animal nos respectivos dias e horários de atendimento. Na UBS Animal Dr. Evandro Moreira Tavares, situada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já a UBS Animal da Serra, localizada na Avenida Miguel Peixoto Guimarães, s/n, em Córrego do Ouro, atende às terças-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 16h.