Macrodrenagem em São José de Imbassaí com urbanização de vias próximas
A Secretaria de Obras de Maricá divulgou novas informações sobre a ação de macrodrenagem iniciada na última segunda-feira (29/10) na altura do quilômetro 22 da rodovia RJ-106, em São José de Imbassaí. De acordo com o órgão, após o término da obra principal – que vai escoar até o canal do Marine o acúmulo de águas pluviais vindas da Estrada Joaquim Afonso Viana (antiga Estrada da Cachoeira) –, as estruturas pré-moldadas vão seguir o curso beirando a Avenida Marajó até a altura da Estrada Real de Maricá, onde a pequena ponte sobre o canal será retirada para das lugar a uma nova passagem para a via.
O órgão informou ainda que, em seguida, terá início a urbanização de ambas as vias (Avenida Marajó e Estrada Real) até a entrada do condomínio Bosque de Itapeba, o que vai consolidar um corredor alternativo de trânsito de aproximadamente dez quilômetros entre o loteamento Manu Manuela e o Centro da cidade, terminando na ponte da Mumbuca. Esta etapa, porém, só terá início após os quatro meses de obras previstos para a macrodrenagem que começou nesta semana. Depois de cruzar a rodovia, a rede seguirá pelo acostamento no sentido Tribobó com manilhas de 1,5 metro para depois entrar pela Estrada Joaquim Afonso Viana, agora com tubos de 1,2 metro até a altura da Rua Dez.
Em razão do movimento de saída para o feriado do Dia de Finados, a equipe responsável informou que as obras deverão ser interrompidas ao meio-dia desta quinta-feira (01/11), sendo retomadas na segunda-feira (05/11). Para isso, a equipe acelerou as ações à beira da estrada para poder liberar o fluxo de veículos à tarde, quando o fluxo de veículos promete aumentar bastante.