Maricá 209 Anos: Xande de Pilares encerra série de shows em Itaipuaçu
A Prefeitura de Maricá encerou no domingo (21/05) a primeira etapa da série de shows musicais em comemoração pelo aniversário de 209 anos do município. O show do sambista Xande de Pilares finalizou a maratona iniciada na sexta-feira (19), no palco montado na orla de Itaipuaçu, na altura da Rua Doze. A abertura foi com outro sambista, o maricaense Babby do Cavaco, num show que começou num horário diferenciado, no clima da chama ‘tardezinha’, quando aproveita o final do período e o pôr do sol.
Xande de Pilares subiu ao palco pouco antes das 18h, começando com um ‘pout-pourri’ de sucessos que terminou com “Coração Radiante”. Daí pra frente, foram vários hits do cantor e compositor desde quando integrava o grupo Revelação, como as músicas “Deixa Acontecer”, “Só Vai de Camarote”, “Mulher Traída” e “Velocidade da Luz”, entre outras, além de clássicos como “Do Jeito que A Vida Quer”, de Benito di Paula. Famoso pelos improvisos nas rodas de partido alto, o cantor e compositor ainda criou versos na hora, em cima do palco, para homenagear a cidade.
Outro grande momento do show foi quando Xande recebeu convidados no palco, que aparentemente não estavam combinados antes. A primeira a participar foi a cantora Jô Borges, moradora de Itaipuaçu, que cantou com ele “Não Deixe o Samba Morrer”, clássico na voz de Alcione. “Era um sonho ter você aqui, uma alegria”, disse Jô ao final da ‘canja’. Outro convidado foi Babby do Cavaco, que havia feito o show de abertura, e Xande deu espaço também para números solo de membros de sua banda.
O ponto alto, porém, foi o momento em que o cantor desceu para cantar com quem estava na primeira fila da plateia, principalmente no espaço reservado pela Secretaria de Turismo a cadeirantes, gestantes, idosos, portadores de síndrome de Down e de espectro autista, bem em frente ao palco. Morador do Barroco, o estudante Vinícius Rangel, 23 anos, elogiou a área exclusiva e disse não teria como assistir ao show de outra forma.
“Não ia conseguir ver se não tivesse esse espaço aqui. Foi muito bom terem feito porque beneficiou bastante gente e é só olhar em volta. Outros locais tinham de ter espaços assim”, afirmou Vinícius, que é cadeirante.
A apresentação terminou em alto astral com o samba “Tá Escrito” (do refrão “erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé…”) e uma sequência que foi de “Vou Festejar” (de Jorge Aragão) até “Quero Chiclete”, dos baianos do Chiclete com Banana, que havia tocado na orla um dia antes. “Muito obrigado pela oportunidade de fazer parte desta festa, com essa galera que está até na areia da praia. Valeu, Itaipuaçu!”, agradeceu Xande.
Shows recomeçam na Barra de Maricá
A série de shows pelos 209 anos de Maricá recomeça nesta quinta-feira (25/05) no palco montado na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá. O primeiro show desta segunda etapa será com o cantor gospel Thalles Roberto, celebrando o Dia do Evangélico. No dia seguinte (26/05), aniversário de Maricá, a grande atração será a banda Raça Negra, pioneira do pagode romântico. No fim de semana será a vez dos cantores Belo, no sábado (dia 27), e Xamã, no domingo (dia 28), este último terá a abertura do grupo de pagode Akatu. Em todos os dias, haverá shows de artistas locais.
Palco Barra de Maricá
Entre os dias 25 e 28 de maio
Avenida João Saldanha, Barra de Maricá
Quinta-feira (25/05) – Dia do Evangélico
18h – Som Mecânico
21h30 às 23h30 – Show com Thalles Roberto
Sexta-feira (26/05) – Aniversário de Maricá
17h30 às 19h30 – Sinfônica Ambulante
20h às 22h – Tô Kerendo com Miguelzinho de Itaperuna
22h30 a 0h30 – Show com Raça Negra
Sábado (27/05)
18h – Som Mecânico
20h às 22h – Rafael Caçula
22h30 a 0h – Belo
Domingo (28/05)
17h – Som mecânico
19h às 20h30 – Os Mulekes
21h às 22h30 – Akatu
22h40 a 0h – Xamã