quarta-feira, abril 2, 2025
CapaMaricáÚltimas

Maricá anuncia armamento da Guarda Municipal e amplia monitoramento por câmeras

Prefeito de Maricá anuncia armamento da Guarda Municipal com treinamento rigoroso e amplia monitoramento com mais de 7 mil câmeras na cidade. Foto Elsson Campos/Secom

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou nesta segunda-feira (31) que a Guarda Municipal será armada. A medida visa fortalecer a segurança pública diante do crescimento urbano acelerado do município.

Treinamento e fiscalização rigorosa

Segundo o secretário de Segurança Cidadã, Coronel Julio Veras, todos os agentes passarão por treinamento rigoroso em parceria com a Polícia Militar do Rio de Janeiro antes de receberem armas de fogo. “A preparação será prioridade absoluta. Além do efetivo regular, criaremos um grupamento especial para situações de intervenção tática”, afirmou.

Para garantir transparência, os agentes armados utilizarão câmeras corporais, e a fiscalização será feita pela Corregedoria Interna e pelo Ministério Público.

Investimento e tramitação

O projeto será financiado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e um projeto de lei será enviado à Câmara de Vereadores para aprovação. Segundo a administração municipal, as funções da Guarda Municipal continuarão alinhadas à legislação vigente.

A iniciativa segue exemplos de outras cidades brasileiras, como São Paulo e Curitiba, que registraram melhorias na segurança após adotarem o armamento de suas guardas municipais.

Nova estrutura de segurança

Com cerca de 420 agentes, a Guarda Municipal também contará com o Grupamento de Ocupação Democrática Armada do Território (GODAT), que atuará contra o domínio armado de territórios. “Em Maricá, bandido não vai oprimir a população. Teremos a melhor força de segurança municipal do Brasil”, declarou Quaquá.

A capacitação dos agentes inclui formação contínua no Centro de Estudos da Guarda e cursos especializados. Atualmente, os agentes também participam de qualificação no Instituto Marielle Franco sobre direitos humanos e igualdade.

Ampliação do monitoramento por câmeras

O prefeito também anunciou a expansão do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que passará de 700 para mais de 7 mil câmeras em toda a cidade. O novo Centro Integrado de Comando e Controle de Maricá integrará o Centro de Operações de Maricá (Comar) e receberá cerca de 2.400 novas câmeras patrimoniais.