quinta-feira, julho 4, 2024
MaricáÚltimas

Maricá apresenta projetos de desenvolvimento sustentável na Semana Rio 2030

Em evento no Museu do Amanhã, no Rio, secretário de Desenvolvimento Econômico destacou ônibus híbrido, parceria entre Prefeitura e UFRJFoto: Antonio Fedele

Maricá marcou presença na Semana do Meio Ambiente da Rio 2030, realizada de 6 a 10/06, no Museu do Amanhã, no Rio, com uma exposição de projetos implantados pela Prefeitura e que vêm se tornando referência em desenvolvimento sustentável.  Com o tema “Maricá Sustentável”, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, fez a palestra com destaque para o ônibus híbrido – tecnologia desenvolvida em parceria entre o município e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para futura substituição da frota dos ônibus Tarifa Zero do município.

“Maricá utiliza recursos dos royalties provenientes do petróleo – uma matriz energética poluente –, para financiar a criação de arranjos produtivos locais sustentáveis e com compromisso sólido com a proteção do meio ambiente. Em Maricá, trabalhamos para gerar empregos a partir da proteção do meio ambiente e o projeto do ônibus sustentável é a maior prova disso”, afirmou o secretário.

Mestre em Relações Internacionais e Oficial Nacional para o Brasil na ONU-Habitat, Rayne Ferretti se disse impressionada com as ações de Maricá para o desenvolvimento sustentável. “Estou fascinada com a quantidade de projetos que Maricá vem apresentando e suas políticas inclusivas. Eu conheci as bicicletas Vermelhinhas, que são uma opção de locomoção saudável e não poluente. O secretário Igor trouxe os temas da economia verde, mobilidade verde e de como trabalham estes projetos visando a criação de empregos, de arranjos produtivos novos para a cidade”, disse Rayne.

Rio 2030

A Rio 2030 é uma plataforma que ativa, mobiliza e engaja atores sociais como o governo, setor privado, Academia e sociedade civil na elaboração e implementação de soluções referentes aos desafios da Agenda 2030, criando modelos escaláveis e replicáveis para outras cidades do mundo, a partir do estado do Rio de Janeiro. O Comitê Organizador da Rio 2030 entende que a resposta para os desafios da sustentabilidade está na integração do conhecimento e da capacidade de agir de toda a sociedade.

Entre os objetivos da organização está a recuperação de um dos mais belos patrimônios naturais do estado do Rio de Janeiro: a Baía de Guanabara; universalizar o fornecimento de água e esgoto para cerca de 10 milhões de pessoas nos próximos 12 anos; ressignificar a relação dos municípios e a população do seu entorno com a Baía; e colocar em prática ações do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado (PEDUI), tornando-a balneável novamente.