Maricá avança mais duas idades no calendário de vacinação
A Secretaria de Saúde de Maricá utilizará as 2.780 doses do imunizante AstraZeneca recebidas no fim de semana para a aplicação de primeiras doses. A definição ocorreu nesta segunda-feira (19/07), após reunião com o Ministério da Saúde (MS).
De acordo com a pasta, será possível avançar mais duas idades no calendário de vacinação da cidade. Portanto, nesta terça e quarta-feira (20 e 21/07), serão vacinadas pessoas sem comorbidade, com idade de 38 e 37 anos, respectivamente.
Segundo a subsecretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira, com a expectativa de que nos próximos dias o município receba um novo lote de vacinas, acredita-se que, caso isso se confirme, a partir do dia 22 de julho será possível retomar o calendário de vacinação.
“Refizemos o calendário especificamente para terça e quarta-feira desta semana (20 e 21/07), pois o quantitativo recebido só nos permite avançar mais duas idades do nosso calendário”, explicou Solange. “Então, no dia 20 vacinaremos as pessoas com 38 anos e, no dia 21 de julho, as pessoas com 37. Seguimos com a expectativa do recebimento de mais imunizantes para os próximos dias, para que possamos de fato retomar o nosso calendário”, destacou a subsecretária.
Solange lembrou ainda que apesar de o quantitativo recebido ser considerado insuficiente face à demanda, a cidade mantém a vacinação de D2 e utilizará as remessas recentes para ações especiais, como a aplicação de D1 para pessoas com deficiência, que acontecerá também nesta terça-feira (21/07), das 9h às 16h, na Igreja Batista Atos II, em Itapeba. No local, poderão receber a 2ª dose da vacina todas as pessoas com deficiência que já tomaram a 1ª dose, em acordo com o agendamento para cada tipo de imunizante, mesmo que tenham sido vacinadas em outro polo de vacinação.
Vale ressaltar que o Calendário de Vacinação de Maricá está suspenso desde a última quinta-feira (15/07), devido à baixa quantidade de vacinas recebidas pela Secretaria de Saúde, fornecidas pelo Ministério da Saúde e distribuídas através da Secretaria de Saúde do Estado.