sexta-feira, abril 4, 2025
CapaMaricáPolítica

Maricá busca inspiração em Óbidos para novas iniciativas culturais e turísticas

Maricá e Óbidos estreitam laços para parcerias culturais e turísticas, incluindo a construção de um castelo medieval no Espraiado. Foto Divulgação

Em visita a Óbidos, Portugal, Maricá fortaleceu laços com a cidade histórica conhecida por sua arquitetura medieval e reconhecimento pela Unesco como “Cidade Criativa da Literatura”. Durante o encontro, o prefeito Washington Quaquá apresentou a proposta de construir um castelo medieval no bairro do Espraiado, em Maricá, buscando impulsionar o turismo local.

O grupo maricaense foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Felipe Daniel, e visitou pontos históricos da cidade. Em reunião, os representantes trocaram experiências sobre gestão pública e projetos futuros. Quaquá destacou a importância da cooperação para o fortalecimento do turismo e da cultura em ambas as localidades.

“Óbidos é uma cidade magnífica, com uma rica história medieval. Queremos estreitar laços e desenvolver iniciativas conjuntas, como a Feira Literária de Óbidos e uma feira medieval em Maricá. A ideia do castelo no Espraiado também está dentro desse contexto, valorizando o turismo e a economia local”, afirmou Quaquá.

Óbidos é um dos mais bem preservados exemplos de vila medieval portuguesa e recebe anualmente milhões de turistas atraídos por seus festivais culturais e eventos temáticos. Antes da pandemia de Covid-19, a cidade chegava a receber cerca de dois milhões de visitantes por ano. O Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO) é um dos principais eventos do gênero no país, reunindo escritores, leitores e artistas em debates, lançamentos de livros e exposições.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos celebrou a aproximação entre os municípios: “É uma grande satisfação receber o prefeito de Maricá e poder iniciar uma cooperação que beneficie ambos os territórios em seu desenvolvimento econômico e social”, declarou Felipe Daniel.

Recentemente, Maricá e Óbidos avançaram nas negociações para se tornarem cidades-irmãs. A parceria, ainda em fase de formalização, visa fortalecer laços culturais e econômicos entre Brasil e Portugal, promovendo intercâmbios turísticos e educacionais, além de valorizar o patrimônio histórico de ambas as cidades.