Maricá e Cuba negociam parceria para produção de vacinas

A Prefeitura de Maricá está negociando uma parceria com o Instituto Finlay de Vacinas (IFV), de Cuba, para o desenvolvimento e produção de vacinas no município. Entre os projetos discutidos está a criação de um complexo de saúde industrial e a produção de imunizantes contra doenças como a leptospirose, que tem incidência em regiões tropicais.
Nesta segunda-feira (24/03), uma comitiva do IFV se reuniu com representantes municipais para tratar dos termos da cooperação. Durante a visita, os diretores do instituto cubano conheceram o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e o Parque Tecnológico de Ubatiba, um possível local para a instalação de uma unidade do IFV em Maricá.
O Instituto Finlay de Vacinas é uma instituição reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento de imunizantes, incluindo a vacina cubana contra a Covid-19, a Soberana. A parceria entre Maricá e o instituto faz parte de um conjunto de ações voltadas à ampliação da capacidade produtiva na área da saúde e ao fortalecimento da cooperação internacional no setor.