Maricá faz mutirão para informar sobre serviços oferecidos à população
A Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá realizou nesta quinta-feira (24/08) uma ação batizada de ‘Spin Itinerante’, na qual o órgão transmite diretamente ao cidadão informações sobre os serviços por ele disponibilizados. Como funciona: o grupo circulou pelas ruas de São José de Imbassaí, montando sua base na Rua Elomir Gonçalves da Silva (antiga Estrada da Cachoeira), distribuiu panfletos informativos e se dispôs a tirar dúvidas e dar explicações sobre serviços, como por exemplo, o Escritório Social (que presta apoio atualmente a 310 egressos do sistema penitenciário), o Núcleo de Orientação Jurídica (Nojur) e o ‘Psicovida’, que oferece amparo psicológico.
As abordagens atraíram a atenção de transeuntes, a maioria deles moradores da região.
“Não sabia que tinha esse apoio psicológico. Tenho uma filha com alguns problemas emocionais que era atendida só na escola. Agora descobri que tenho a opção de buscar socorro em outro lugar. Ter opções é importante quando se está doente pois, às vezes, a pessoa não se adapta num local, mas gosta de outro e assim tende a melhorar o tratamento”, avaliou Thaynara Cristina Souza, de 26 anos, mãe de outras duas meninas.
Já a cozinheira Isabel Oliveira Alencar, de 71 anos, também afirmou que vai buscar o mesmo apoio para uma das irmãs.
“Fiquei feliz em saber que isso existe na cidade, eu não tinha ideia. Agora, quero também divulgar essas informações para outras pessoas, pois imagino que muita gente precisa também”, animou-se ela.
A coordenadora do projeto, Eliane Ferraz, disse que surpresa e gratidão são reações normais durante essas abordagens:
“As pessoas ficam de fato surpresas quando descobrem que o setor público oferece essa rede de cuidado para o cidadão. A missão do projeto é levar esse conhecimento e reforçar que os serviços estão plenamente disponíveis a todos”, afirmou.
Sobre a Secretaria de Políticas Inclusivas
A Secretaria de Políticas Inclusivas tem o objetivo de viabilizar a oferta de oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todas as pessoas e proporcionar inclusão social. Para isso, realiza uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico e pessoas em vulnerabilidade social.
A pasta possui três equipamentos e sete núcleos de trabalhos específicos, são eles: Psicovida, Escritório Social, Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), Núcleo de Orientação Jurídica, Núcleo de Acolhimento, Núcleo de Segurança Alimentar, Núcleo de Assuntos Urgentes e Divulgação de Trabalhos Externos, Núcleo de Busca Ativa e Cuidados com a População de Rua, Núcleo de Articulações com as Minorias e Núcleo de Captação de Vagas de Empregos e Diálogos com o Empresariado.
A sede da Secretaria de Políticas Inclusivas fica na Rua Antônio Vieira Sobrinho, nº 333, no Parque Eldorado. Mais informações pelo telefone (21) 97116-9511 ou pelo e-mail politicasinclusivas@marica.rj.