quinta-feira, novembro 21, 2024
CapaHomeMaricáPolítica

Maricá faz parceria com empresa italiana e beneficia setor do petróleo

Fotos Sheila Guimarães 

Mais uma conquista vai aterrissar em Maricá. O grupo industrial italiano Leonardo assinou na quarta-feira (12) uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A joint venture será voltada para projetos nas áreas de aviação, comunicação e segurança.  O investimento inicial previsto é de R$ 2 milhões.

O documento prevê a implantação de uma base da Leonardo,  principal conglomerado de tecnologia, aviação e segurança da Itália, baseada no aeroporto do município. Além disso está a instalação na cidade- a cargo da Telespazio, empresa que integra o conglomerado italiano – de um teleporto, composto por 30 antenas, para operações de comunicação via satélites de baixa órbita. A tecnologia beneficia especialmente o setor de petróleo, que demanda alta capacidade de transmissão de dados, e é compatível com e banda larga 5G, ainda em processo de regulamentação no Brasil.

Para a Prefeitura de Maricá, a parceria reforça o papel estratégico da cidade no cenário de petróleo & gás no principal estado produtor do país. “Para a cidade, se estabelece hoje uma dimensão de notório desenvolvimento e de imenso desafio. É um despertar de possibilidades para além da parceria, de desenvolvimento científico e tecnológico. Por isso fazemos o anúncio desse teleporto, que dá à cidade um protagonismo que ainda não há na América Latina”, disse em seu discurso o prefeito Fabiano Horta.

A parceria só foi possível depois de anos de ‘namoro’ entre Maricá e empresas italianas. Segundo a deputada estadual Rosângela Zeidan, a amizade entre  a cidade brasileira e o país europeu vem de longa data. “Essa construção da parceria com empresas italianas vem desde a gestão do prefeito Washington Quaquá. Foram muitas idas à Itálias. Eles também vindo aqui no Brasil participamos de feiras internacionais na Europa. Fizemos eventos com empresários na Embaixada Italiana. Então, é uma construção da época do Quaquá”.

Para Zeidan, a vinda da companhia italiana para Maricá trará um benefício amplo. “Essa parceria da Leonardo com a Codemar foi um ganho, não só para Maricá, mas para o Estado e, principalmente, a Região  dos Lagos. Um modelo novo de parceria empresarial que Maricá sai na frente. Isso num momento que a gente está vivendo uma crise no Estado em todos os sentidos. Crise de recuperação fiscal, onde as empresas deixam de vir para o Rio pra irem pra outros estados, ter uma parceria como essa é um exemplo de desenvolvimento. Não só  a Leonardo hoje já atende as plataformas de petróleo, mas vem pra cá trazendo outras demandas de ações e atuação”, comemora.

A deputada estadual ressaltou a importância do novo governo municipal para os acontecimentos na cidade.  “O nosso prefeito Fabiano Horta hoje inaugura de forma bem responsável. Ele está de parabéns pela gestão que tem feito em Maricá. O Fabiano hoje avança no tempo, avança nas políticas de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro”, concluiu.

De acordo com o CEO da Telespazio, Marzio Lurentei, a empresa  construirá  um teleporto satelital muito grande, que irá disponibilizar serviços de banda larga numa dimensão que não existe hoje. “Isso é absurdamente inovador, não há nada igual na América Latina. O sistema estará em operação até o fim do ano, oferecendo transmissões de baixa latência sobretudo para o setor de óleo e gás, que gera uma demanda enorme por esse serviço”, explicou o CEO.

Está prevista, ainda, a capacitação e atualização de pilotos de aviões e helicópteros em simuladores, além da formação de mão de obra para manutenção de aeronaves – sobre esta capacitação, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, anunciou a chegada de uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) ao município, cujo primeiro curso será justamente o de manutenção de helicópteros.

Presidente da Codemar, José Orlando Dias ressaltou que a joint venture é fruto de mais de seis anos de esforços. “Quero destacar o quanto é importante a vinda de uma empresa do porte da Leonardo para Maricá. Nós ganhamos de municípios como São Paulo, a empresa confia em nós. Para o município, a importância dessa parceria terá efeitos em pouco tempo, com o aumento no número de empregos e na geração de receitas. E também o potencial de atração de empresas que integram a cadeia produtiva, como a própria Telespazio”, afirmou.

O encontro para selar a parceria  contou, ainda,  com a presença do ex-prefeito Washington Quaquá,o consul da Itália Paolo Miraglia Del Giudice, representantes do Governo do Estado e autoridades locais.