sexta-feira, abril 4, 2025
CapaMaricá

Maricá firma cooperação técnica para avançar com projetos da Cidade das Utopias

Prefeitura de Maricá firma cooperação técnica para avançar com 15 projetos da Cidade das Utopias, incluindo teleféricos, VLT, reservatórios e novo Fórum. Foto Bernardo Gomes/Secom

A Prefeitura de Maricá formalizou um termo de cooperação técnica entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e secretarias municipais para viabilizar projetos prioritários da Cidade das Utopias. Inicialmente, foram listados 15 empreendimentos, incluindo pórticos e letreiros na entrada da cidade, o mergulhão e parque linear de Inoã, teleféricos, reservatórios, Parque Multifuncional Inundável e um novo Fórum.

A reunião intersetorial ocorreu na sede da Codemar e contou com a presença de representantes da empresa e das autarquias envolvidas, como a Serviços de Obras de Maricá (Somar) e a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), além das secretarias de Iluminação Pública e Energias Renováveis, Urbanismo e Trânsito.

Segundo a diretora de planejamento da Codemar, Margareth Raquel, o termo possibilita o compartilhamento da expertise técnica da empresa contratada para os projetos, permitindo que as secretarias acompanhem o desenvolvimento e iniciem os processos licitatórios. “A integração entre as áreas é essencial para o avanço desses empreendimentos, que têm grande impacto para o município”, afirmou.

A Somar ficará responsável por projetos como o novo Fórum, o pórtico de Inoã – que contará com um restaurante – e o mergulhão de Inoã. Já a Sanemar coordenará a construção dos reservatórios no Condado, Caxito e Ubatiba, além do Parque Multifuncional Inundável. A Secretaria de Iluminação Pública e Energias Renováveis participará da execução de todas as obras.

Projetos da Cidade das Utopias

Entre os empreendimentos previstos estão o Corredor VLT entre Inoã e Itaipuaçu, a contenção de talude e construção de deck na Curva Di Branco, o teleférico da Pedra de Inoã, a construção de uma nova rodoviária e a readequação da já existente. O planejamento também inclui um passeio turístico de trem Maria Fumaça, dois Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT), um hotel/universidade do samba, um parque ecológico, hotéis em Itaipuaçu, a revitalização da Rua Ribeiro de Almeida e a Cidade dos Esportes.