Maricá firma cooperação técnica para avançar com projetos da Cidade das Utopias

A Prefeitura de Maricá formalizou um termo de cooperação técnica entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e secretarias municipais para viabilizar projetos prioritários da Cidade das Utopias. Inicialmente, foram listados 15 empreendimentos, incluindo pórticos e letreiros na entrada da cidade, o mergulhão e parque linear de Inoã, teleféricos, reservatórios, Parque Multifuncional Inundável e um novo Fórum.
A reunião intersetorial ocorreu na sede da Codemar e contou com a presença de representantes da empresa e das autarquias envolvidas, como a Serviços de Obras de Maricá (Somar) e a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), além das secretarias de Iluminação Pública e Energias Renováveis, Urbanismo e Trânsito.
Segundo a diretora de planejamento da Codemar, Margareth Raquel, o termo possibilita o compartilhamento da expertise técnica da empresa contratada para os projetos, permitindo que as secretarias acompanhem o desenvolvimento e iniciem os processos licitatórios. “A integração entre as áreas é essencial para o avanço desses empreendimentos, que têm grande impacto para o município”, afirmou.
A Somar ficará responsável por projetos como o novo Fórum, o pórtico de Inoã – que contará com um restaurante – e o mergulhão de Inoã. Já a Sanemar coordenará a construção dos reservatórios no Condado, Caxito e Ubatiba, além do Parque Multifuncional Inundável. A Secretaria de Iluminação Pública e Energias Renováveis participará da execução de todas as obras.
Projetos da Cidade das Utopias
Entre os empreendimentos previstos estão o Corredor VLT entre Inoã e Itaipuaçu, a contenção de talude e construção de deck na Curva Di Branco, o teleférico da Pedra de Inoã, a construção de uma nova rodoviária e a readequação da já existente. O planejamento também inclui um passeio turístico de trem Maria Fumaça, dois Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT), um hotel/universidade do samba, um parque ecológico, hotéis em Itaipuaçu, a revitalização da Rua Ribeiro de Almeida e a Cidade dos Esportes.