domingo, novembro 24, 2024
EcologiaHomeMaricáÚltimas

Maricá Mais Verde completa sete anos

Equipe da Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá distribui mudas de plantas nativas da Mata Atlântica em várias regiões do município e auxilia a população no plantio. Foto Sheila Guimarães

Muito para além do aspecto estético e da sombra que promovem, as árvores têm vários efeitos positivos no meio urbano. Completando sete anos em março, o projeto Marica Mais Verde, continua fazendo sucesso no município e foi abraçado pela comunidade. O objetivo é o reflorestamento da Mata Atlântica e também o plantio de árvores na cidade.
Em tendas montadas em diversos pontos da cidade, equipes da Secretaria da Cidade Sustentável de Maricá distribuem mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, entre elas, árvores frutíferas. Mas tem que chegar cedo nas datas previstas, pois todo mundo quer pegar a sua o projeto faz tanto sucesso que as 100 mudas distribuídas acabam num instante.
Em fevereiro, o Jornal Portal Lagos acompanhou a distribuição na tenda montada no em Inoã e no bairro Flamengo . Em poucas horas os moradores da região fizeram questão de garantir a sua mudinha, entre elas Ipê Rosa, Ipê Amarelo, capim-limão, graviola, pata de paca, oiti, goiabeira, ameixa, jenipapo, aroeira. E tudo gratuito.
Além de receber as mudas, técnicos da secretaria de Cidade Sustentável, responsável pela ação, orientaram sobre o plantio e os cuidados que devem ser adotados para o crescimento de cada espécie. O projeto, que vem reflorestando a Mata Atlântica, vê uma oportunidade de ampliar o plantio nos bairros e sítios da região. “O projeto nasceu para reflorestamento, mas viu que tinha a necessidade de envolver a comunidade e incentivar o plantio nos bairros”, ressalta a bióloga Stella de Lima, uma das responsáveis pela ação que orienta os interessados em plantar.
Segundo a bióloga, o objetivo do projeto é estimular o plantio de mudas em todos os distritos do município. “Esse programa deixa a cidade mais verde. Ver as pessoas adotando as mudas é algo que nos motiva”, destacou ela. “O Maricá mais verde faz 7 anos e ao longo desses anos nós doamos mais de 32 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Ipê Rosa, Ipê amarelo, Acácia, entre outras, de acordo com as estações do ano”, completou.

Andréa, que mora em Bacaxá, Saquarema, passou pela cidade e deu de cara com a ação. Foto Sheila Guimarães

Durante a pandemia o projeto não parou. A equipe adotou o sistema delivery. “Recebemos mais de três mil e-mails e conseguimos entregar 1.200 mudas”, lembra Stella. Com o retorno da ação nas ruas, os interessados agora podem buscar suas próprias mudas de acordo com um calendário divulgado pela secretaria.
As mudas são distribuídas para quem chegar ao local e se interessar. É o caso de Andréa, que mora em Bacaxá, Saquarema, passou pela cidade e deu de cara com a ação. “Vim do Rio e passei em Maricá para comprar ração. Vi a ação e me interessei. Estou levando pata de vaca e aroeira. O prefeito está de parabéns pela cidade espetacular”, elogiou.
Indiana Souza e sua filha Isis Maria garantiram suas mudinhas de acácia amarela e moringa. “Não conhecia (o projeto), estou conhecendo hoje. Achei uma iniciativa muito bacana de conscientização muito legal”, disse Indiana, que já sabe onde vai plantar no quintal da sua casa.
O Maricá Mais Verde completa 7 anos no dia 21 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Floresta. O programa foi criado pelo então prefeito, Washington Quaquá, com o objetivo estratégico de recuperar área de preservação permanente (APP), situadas às margens de córregos e rios. As ações se estenderam para toda a comunidade.
Em fevereiro, a ação também passou por Inoã, Flamengo e Ponta Negra. Mas quem ainda não ganhou sua mudinha ainda dá tempo. Em março, as tendas serão montadas em São José do Imbassaí (passarela no quilômetro 22– 04/03), Marques (Rodovia Amaral Peixoto, km 31 – 11/03), Praça Orlando de Barros (18/03) e no Caxito (passarela – 25/03). A distribuição começa sempre às 9 horas.