Maricá recebe delegações de 26 países para assembleia do BRICS+

Na próxima segunda-feira (26/05), data em que Maricá celebra seus 211 anos de emancipação, o município se torna palco da 1ª Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+. Delegações de 26 países desembarcam na cidade para participar do encontro internacional, que visa fortalecer o papel das administrações locais na governança global.
A programação começa com um jantar de recepção às autoridades internacionais, seguido do show do cantor Alceu Valença, na Barra de Maricá, como parte das celebrações de aniversário da cidade.
O evento marca a consolidação de Maricá como referência internacional em políticas públicas inovadoras e na diplomacia municipalista. A assembleia é considerada o principal espaço de articulação da recém-criada Associação de Cidades e Municípios do BRICS+ e tem como objetivo promover intercâmbio técnico, político e institucional entre as cidades que compõem o bloco e seus parceiros.
Além das sessões plenárias e debates estratégicos, a programação inclui uma recepção oficial, encontros com lideranças de municípios da América Latina e um tour de encerramento pelos principais marcos culturais e sociais de Maricá.
O que é o BRICS+?
O BRICS+ representa a expansão do antigo BRICS — formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — e agora inclui também Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. O grupo busca ampliar a cooperação entre as economias emergentes, promovendo desenvolvimento, integração e fortalecimento dos países do Sul Global.