sexta-feira, abril 4, 2025
CapaMaricáÚltimas

Maricá reforça segurança e fiscalização para o Carnaval 2025

A movimentação para o Carnaval já começou em Maricá, e a segurança pública será uma das prioridades durante os dias de festa. Com expectativa de grande público, o município contará com um esquema especial que envolve mais de 300 agentes de segurança, 385 fiscais de Postura e um sistema de monitoramento reforçado para acompanhar a folia nos quatro distritos.

Segurança reforçada

A Secretaria de Segurança Cidadã vai empregar uma média de 160 agentes e 30 viaturas da Guarda Municipal. O Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que reforça o policiamento através de convênio com a Polícia Militar, disponibilizou 136 vagas para policiais. Outras 30 viaturas (20 carros e 10 motos) estarão à disposição, além de 17 servidores em Regime Adicional de Serviço, totalizando 313 agentes e 64 viaturas empregadas.

O Centro Integrado de Operações na Segurança Pública (Ciosp) operará com suas 595 câmeras de monitoramento e 164 OCRs, além de uma base móvel em Ponta Negra. Também serão disponibilizados dois reboques para apoio operacional. Segundo o secretário de Segurança Cidadã, Coronel Julio Veras, a Prefeitura está atuando de forma integrada para garantir um Carnaval seguro e sem intercorrências.

Fiscalização intensificada

A Secretaria de Transportes e Postura escalou 380 fiscais para atuar em 15 pontos nos quatro distritos de Maricá. Em bairros como Araçatiba, Bambuí, Barra de Maricá, Centro, Cordeirinho, Jacaroá, Parque Nanci e Ponta Negra, estarão posicionados 205 servidores e 29 barreiras de controle. Outros 180 fiscais atuarão em Santa Paula, Praça do Ferreirinha (Itaipuaçu) e nos circuitos de eventos.

A fiscalização tem caráter educativo e busca conscientizar a população sobre boas práticas, além de combater o comércio ambulante irregular e a venda ilegal de bebidas alcoólicas. Para garantir maior segurança, os fiscais também farão a troca de recipientes de vidro por vasilhames de plástico.

Transporte gratuito e organizado

A Prefeitura também garantirá o funcionamento do transporte coletivo gratuito “Vermelhinhos”, além de vans, táxis e mototáxis para assegurar a mobilidade dos foliões com segurança e qualidade.

De acordo com o secretário de Transportes e Postura, André Casquinha, todas as ações visam proporcionar um Carnaval organizado e seguro. “Nos preparamos para oferecer um evento bem estruturado, garantindo a segurança e o bem-estar dos participantes em parceria com outras pastas municipais”, afirmou.