Milton Cunha será reitor da Universidade Livre do Carnaval de Maricá, que inaugura sede em 16 de maio

A cidade de Maricá (RJ) inaugura, no próximo dia 16 de maio, às 19h, a sede da Universidade Livre do Carnaval, a primeira instituição dedicada exclusivamente ao estudo e à economia do carnaval. A cerimônia ocorrerá na quadra da escola de samba União de Maricá e marcará também a posse do renomado carnavalesco Milton Cunha como reitor.
Cunha, que é cenógrafo, psicólogo e comentarista, possui sólida formação acadêmica com mestrado e doutorado em Letras, além de pós-doutorado em História da Arte, todos pela UFRJ. Ele fará parte da Reitoria Colegiada ao lado de Vovô do Ilê (fundador do bloco afro Ilê Aiyê) e da rainha de bateria da Mangueira, Evelyn Bastos, ambos nomes de destaque na cultura carnavalesca.
Lançada em janeiro de 2025, a Universidade oferece mais de 60 cursos livres e técnicos, com previsão futura de graduações nas áreas da economia criativa do carnaval, como cenografia, produção cultural e outras. A instituição também abrigará a Rede Brasileira de Estudos do Carnaval (REBECA), voltada para pesquisa e produção acadêmica sobre o tema.
Segundo o secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, a universidade será uma referência nacional no fortalecimento da cultura popular e no desenvolvimento humano por meio da economia criativa.