sábado, julho 6, 2024
EcologiaHomeMaricáÚltimas

Moradores participam da primeira colheita de praça agroecológica em Araçatiba

Alface foi a primeira hortaliça colhida na Praça Agroecológica Emilton Santos. Fotos Sheila Guimarães

 

O projeto de Horta Agroecológica  vem dando frutos em Maricá. Nesta sexta-feira (28) foi realizada a primeira colheita da horta comunitária na Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba. Moradores que estiveram no local puderam levar para casa os primeiros pés de alface colhidos fresquinhos na hora.

Para o secretário de Agricultura, , Pecuária e Pesca, Carolino Santos, o projeto da Prefeitura tem tido resultados satisfatórios.  “É um ensinamento para as crianças para saber de onde vêm os alimentos. Teve uma criança aqui que não sabia como se produzia a alface, hoje ela já sabe”, disse o secretário.

Carolino Santos ainda lembrou que a horta agroecológica em praça pública é inédito no Estado. “Primeiro eu quero saudar nossa prefeitura, que tem a ideia de trazer a roça para a cidade e mostrar pras pessoas que se produz em pequeno espaço. Segundo, é um local de lazer e mostra que mesmo com lazer podemos produzir alimento”, ressaltou Carolino, que lembrou que além de outros locais de plantio como Parque Nanci e Cordeirinho, o objetivo á ampliar o projeto por todo o município.

O projeto ainda pensou em pessoas com necessidades especiais. “Mais ainda, a idealização brilhante da prefeitura foi fazer um canteiro para o cadeirante. Então, atende toda a comunidade”, completou.

Para os moradores da região, o projeto foi recebido de braços abertos. Vanessa Ramos, 40 anos, foi acompanhar a colheita com a filha Raíssa Vitória, de 9 anos. “Estou achando lindo, é importante. A gente agora já está fazendo uma hortinha em casa”, disse a moradora de Araçatiba.

Vera Lúcia de Jesus, 63 anos, moradora do local há 36 anos e também ficou encantada com o projeto.  “Eu moro aqui ao lado, eu to amando. Eu passo aqui e agradeço pela cidade que eu escolhi pra morar”, disse ela, que ganhou semente de quiabo para plantar em casa.

Além da colheita foi realizada distribuição de sementes e um novo plantio  no mesmo local, desta vez entre as culturas disponíveis na secretaria teve o repolho roxo.