Mostra itinerante “Saberes e Memórias da Arte da Pesca” promove cultura na Região dos Lagos
Dando continuidade às atividades de promoção cultural na Região dos Lagos, o Projeto Novos Mestres, gerido pelo Instituto Onda Azul com apoio do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio) através do Projeto Educação Ambiental, realizará a Mostra Itinerante Saberes e Memórias da Arte da Pesca nos dias 11 e 13 de junho, nos municípios de Cabo Frio e Araruama. O evento visa promover a cultura e a importância da pesca lagunar, destacando o modo de vida e as memórias dos trabalhadores da pesca artesanal.
Atrações da Mostra Itinerante
A Mostra Itinerante oferece uma série de atrações que prometem envolver tanto a comunidade local quanto os visitantes:
- Documentário “Nós, Laguna”: Projeção do documentário que aborda as atividades do Projeto Novos Mestres, oferecendo um olhar aprofundado sobre a pesca artesanal.
- Lançamento de Livro: Apresentação e distribuição do livro “Tainha, o Menino Pescador e Outras Histórias”, que reúne histórias infantis e relatos de pescadores sobre a vida na arte da pesca artesanal.
- Exposição Fotográfica: Mostra de fotografias que capturam momentos e paisagens do cotidiano dos pescadores.
- Experiências Sensoriais: Depoimentos de personagens locais que trazem à tona histórias e vivências da comunidade pesqueira.
- Souvenirs: Exposição de peças artesanais, produzidas com foco na sustentabilidade e inclusão.
Importância para as Comunidades Pesqueiras
Paulo Pinheiro, presidente da Associação dos Pescadores da Praia da Baleia, em São Pedro da Aldeia, destacou a importância do evento: “Participar de um evento desses é muito importante e gratificante para nós, das comunidades pesqueiras. É de suma importância a participação das crianças neste evento, pois assim podemos perpetuar para as futuras gerações a importância de se manter viva a tradição da pesca artesanal”.
Próximas Paradas
Após o sucesso da Mostra Itinerante em Saquarema e São Pedro da Aldeia, a próxima parada será em Cabo Frio, na terça-feira (11), das 10h às 14h, na Rua Luiz Feliciano Cardoso S/N, Capatazia da Praia do Siqueira. Em seguida, na quinta-feira (13), o evento acontecerá em Araruama, das 9h às 14h, na Colônia Z28 – Rua Cavalcanti 70-A.
A comunidade é convidada a comparecer e prestigiar esse evento cultural, que promete enriquecer a compreensão sobre a importância da pesca artesanal e suas tradições.