Nova Friburgo fecha parceria com a Prefeitura de Maricá
Nesta sexta-feira, 31, a Prefeitura de Nova Friburgo, representada pelo prefeito Renato Bravo, juntamente com a primeira-dama, Cristina Bravo, e do secretário de Turismo, Pablo Sprei, recebeu o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, a primeira-dama, Rosana Horta, e alguns secretários em busca de criar um intercambio turístico e de potencialidades entre os municípios. Com a parceria da Federação do Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro, as cidades serão apresentadas à população de cada cidade, sendo que a 1ª Mostra InterTur será com as peculiaridades que Maricá tem para oferecer. O evento acontece neste sábado, 01 de setembro, de 9 as 17 horas, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
A visita dos representantes de Maricá por Nova Friburgo começou pela Prefeitura, pelo gabinete do prefeito, onde os presentes conversaram sobre as potencialidades de cada cidade. O prefeito Renato Bravo contou brevemente um pouco da história de Nova Friburgo e entregou ao prefeito de Maricá o selo comemorativo e um livro dos 200 anos como presente da cidade. A primeira-dama, Cristina Bravo, também presentou a primeira-dama de Maricá, Rosana Horta, com alguns casais de bonecos de pano feitos pelo CEVEST, dos povos colonizadores da cidade, em comemoração ao Bicentenário da cidade.
Em seguida, os prefeitos oficializaram o encontro, assinando um documento que firma a intenção de parceria entre os municípios. De acordo com Renato Bravo, o objetivo é trazer em torno de 1000 pessoas de lá, bem como levar de Nova Friburgo para Maricá.
“É dessas parcerias efetivas que Nova Friburgo quer e vai realizar muito mais. Nossa ida a Maricá deve ser em janeiro, e a ideia é levar nossos potenciais para apresentar por lá, incluindo um desfile de moda íntima, fitness e praia. Esse intercambio de turistas pode gerar algo em torno de 15 milhões de reais, em média, na economia local de cada município. É mais um incentivo para as cidades. E é uma alegria muito grande pra nós essa parceria com Maricá”, destaca o prefeito Renato Bravo.
Para o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, é de suma importância criar esses vínculos regionais. “O que queremos é gerar essas ações turísticas, mesmo que pequenas inicialmente. Esse convênio assinado hoje entre os municípios, inaugura um ciclo de intenções de ganho redobrado. Há um leque de ações, que podemos pensar e elaborar conjuntamente, como na agricultura, criando um polo de agroecologia, já que Friburgo tem toda uma vivência consolidada no assunto. Também um polo universitário, considerando que aqui também já se vive isso e queremos difundir essa expertise para Maricá. A gente quer regionalizar as nossas cidades e que elas se integrem cada vez mais. Estou muito satisfeito com esse acordo simbólico, que carrega ações práticas e concretas”, enfatiza Fabiano.
O presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro, Marco Antonio Antunes Navega, lembra que essa regionalização de turismo, firmada entre Nova Friburgo e Maricá, é uma demanda do Ministério do Turismo desde 2003.
“Essa regionalização vai promover mais de 70 atividades empresariais diferentes, e o principal, vivenciar a cultura de um povo próximo do seu de origem. O nosso papel hoje aqui é convidar a população a, antes de buscar fazer uma viagem para o exterior, que faça primeiro a visitação em nosso Estado. E que isso hoje sirva de exemplo para outras cidades, já que está sendo considerado um passo pioneiro na região. E que os moradores da Serra conheçam mais o mar e vice-versa”, comenta o presidente da Federação.
Logo após, os representantes de Maricá, junto com cerca de 20 costureiras e estudantes da área, foram visitar as dependências do CEVEST, onde puderam ver que Nova Friburgo é um grande formador e incentivador no setor, considerada um polo da moda íntima.
Os visitantes puderam visitar uma grande confecção da cidade, localizada em Conselheiro Paulino, para conhecer e entender como funciona, na prática, uma empresa da área.
Estiveram presentes ainda os secretários de Maricá de Planejamento, Leonardo Alves, o subsecretário de Turismo, Welton Campelo, o de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino, o de Desenvolvimento Econômico, Alan Novais, a secretária de Cultura, Andreia Cunha, o presidente do Convention Bureau de Maricá, Paulo Rocha, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias,