sábado, setembro 28, 2024
CapaEcologiaRegião dos Lagos

Operação do Inea combate crimes ambientais na Região dos Lagos

Agentes estaduais flagraram irregularidades nos municípios de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Foto Divulgação
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagrou operação nesta quinta-feira (13/6) para combater crimes ambientais na Região dos Lagos fluminense. Fiscais do órgão ambiental flagraram um posto de combustíveis no município de São Pedro da Aldeia que fazia descarte irregular de resíduo líquido derivado de petróleo. O posto foi autuado e notificado a fazer a limpeza no local contaminado.
Os agentes do Inea constataram, ainda, que dois loteamentos situados no bairro Botafogo, no município de Cabo Frio, estavam sendo implantados sem o devido licenciamento ambiental. A movimentação irregular intervia no rio Iúna sem autorização. Os proprietários não foram localizados no local, mas foram notificados a apresentar as devidas autorizações, e autuados por intervir no corpo hídrico, além de promover extração mineral sem licença.
– Nossas superintendências regionais estão atentas a todo e qualquer crime ambiental que possa estar acontecendo em território fluminense. Desde que assumimos a gestão da Secretaria e do Inea, temos intensificado as ações de fiscalização para a proteção da nossa biodiversidade e segurança ambiental –  afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253-1177 (capital). No aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, os usuários com sistema operacional Android ou iOS, podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.