sexta-feira, novembro 22, 2024
HomeRegião dos Lagos

Orla de São Pedro da Aldeia expõe aeronave militar a partir deste domingo (23)

Aeronave, que ficará exposta de forma permanente na orla, era operada pelo 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha do Brasil.Foto Renato Fulgoni/Secom

 

O maior cartão-postal de São Pedro da Aldeia vai ser palco para um monumento em homenagem à Aviação Naval brasileira. Uma aeronave Mc Donnel-Douglas A-4 Skyhawk ficará exposta, de forma estática e permanente, na Orla da Praia do Centro, principal atrativo turístico da cidade, que está sendo revitalizado pela Prefeitura. A exposição ficará disponível para o público a partir deste domingo (23/08). Devido ao cenário de pandemia do coronavírus, não haverá cerimônia de inauguração.

Instalada às margens do calçadão que está sendo construído na orla da Praia do Centro, próximo à Rodoviária Municipal, a aeronave promete chamar a atenção de quem passar pelo local e dar boas-vindas aos visitantes, sendo um novo símbolo na entrada da cidade. A iniciativa integra um conjunto de ações, resultante de uma cooperação entre a Prefeitura e a Marinha do Brasil, que têm como objetivo valorizar a relação histórico-cultural de São Pedro da Aldeia com a Aviação Naval.

Para o prefeito Cláudio Chumbinho, haverá uma grande interação do público nesse monumento, que será um marco para moradores e visitantes conhecerem e registrarem a cidade. “São Pedro da Aldeia é a morada da Aviação Naval há quase 60 anos. A parceria que temos com a Marinha também busca valorizar essa história. Não haverá uma cerimônia de inauguração para evitar aglomerações e preservar a saúde da população aldeense”, explica.

A abertura da exposição permanente acontece na mesma data na qual se comemora os 104 anos da Aviação Naval. A aeronave, exposta às margens da Laguna de Araruama, era operada pelo 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) e atuou em áreas oceânicas com a responsabilidade de interceptar e atacar alvos aéreos, além de defender área marítima restrita e localizar, acompanhar e atacar alvos de superfície, entre outras funções.