Prefeito Quaquá anuncia novos projetos estruturantes para o aniversário de Maricá

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, participou nesta segunda-feira (14/04) de uma reunião de alinhamento dos principais projetos estruturantes que serão lançados durante as comemorações do aniversário da cidade, em 26 de maio. As iniciativas têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento urbano, social e econômico do município.
Durante o encontro, Quaquá analisou propostas e fez sugestões aos projetos apresentados por representantes da empresa responsável pela elaboração das obras, ao lado do secretário de Saúde, Marcelo Velho.
Entre os destaques da reunião está a construção de novos postos de saúde nos quatro distritos da cidade, além do já anunciado Centro de Protonterapia — o primeiro do país a oferecer tratamento contra o câncer por meio de prótons, uma tecnologia que reduz significativamente os efeitos colaterais.
Na área da educação, o prefeito anunciou investimentos na construção e ampliação de escolas e apresentou os novos Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT), com ensino integral. Já em mobilidade urbana, o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também está na pauta como parte de um conjunto de ações que será apresentado oficialmente no aniversário da cidade.
Quaquá explicou que os recentes cortes e ajustes em programas sociais têm como objetivo redirecionar recursos para viabilizar os novos projetos. O prefeito também mencionou a busca por apoio financeiro junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com quem se reuniu recentemente para discutir investimentos em áreas estratégicas.
“Estamos construindo uma cidade do futuro, com infraestrutura, qualificação profissional e desenvolvimento sustentável. Teremos uma economia de qualidade para oferecer empregos e atrair empresas”, afirmou.
Desde o início do mandato, Quaquá vem anunciando um novo ciclo de desenvolvimento. Entre os marcos desse processo estão a aquisição de dez obras do arquiteto Oscar Niemeyer, o que colocará Maricá como a segunda cidade com mais obras do mestre modernista, atrás apenas de Brasília. Também estão previstas a construção de hotéis em Itaipuaçu e o lançamento do complexo “Samba, Futebol e Caipirinha”, voltado à atração de turistas e à diversificação da economia local.