sábado, abril 19, 2025
CapaMaricáPolítica

Prefeitura de Maricá aposta no turismo do vinho com apoio de Areal

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, o empresário Roberto Medina e o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, participaram da assinatura do termo de cooperação para desenvolvimento de projetos de enoturismo entre os dois municípios. Foto Divulgação

Os municípios de Maricá e Areal deram um passo importante para integrar a rota do enoturismo fluminense. Nesta sexta-feira (11), os prefeitos Washington Quaquá (Maricá) e Gutinho Bernardes (Areal) assinaram um termo de cooperação técnica, cultural e econômica para o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas da viticultura e enologia.

O acordo prevê a criação de uma marca de vinhos com o selo de Maricá, a instalação de uma cave de vinhos no município da Região Metropolitana e a construção de uma vinícola-hotel em Areal, no Centro-Sul fluminense. Também está em estudo a criação de um heliponto e outras formas de transporte entre os dois municípios, com o objetivo de facilitar o escoamento da produção e fomentar o turismo.

A articulação do projeto está a cargo do presidente da Companhia de Turismo de Maricá, Antônio Grassi, que coordena o intercâmbio entre as cidades.

— Gutinho descobriu ouro aqui. A cidade produz ótimos vinhos, alguns até premiados. Assim como acontece com o vinho do Porto, em Portugal, vamos criar nossos rótulos com a marca de Maricá, utilizando uvas cultivadas em Areal. O turista poderá visitar o Rio, degustar vinhos em Areal e depois curtir uma praia em Maricá. Essa triangulação será o futuro do turismo no estado — afirmou Quaquá.

Já o prefeito de Areal destacou a importância da união entre cidades do interior para o fortalecimento regional.

— Não existe estado forte sem interior forte. É uma honra ter Maricá como cidade irmã nessa iniciativa inédita. Vamos conectar serra e mar com muito vinho e gastronomia de qualidade — declarou Gutinho Bernardes.

A cerimônia de assinatura aconteceu no Cine+, escola de formação audiovisual de Areal, com a presença de políticos, empresários e do criador do Rock in Rio, Roberto Medina, que assinou o termo como testemunha.

Investimento em ciência

Na véspera da assinatura, Areal lançou a pedra fundamental para a construção do Laboratório de Melhoramento e Aprimoramento da Viticultura Fluminense. O espaço, que teve anúncio com a presença do governador Cláudio Castro, será um centro de pesquisa dedicado à melhoria das técnicas de cultivo de uvas e apoio científico às vinícolas da região.

Areal conta hoje com mais de 30 hectares de vinhedos, com oito variedades de uvas, sendo a Syrah a mais destacada.