Prefeitura de Maricá define detalhes da “Operação Festa Junina”
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, reuniu representantes das secretarias de Ordem Pública, Trânsito, Transportes, Guarda Municipal e da 6ª Cia da Polícia Militar, na quarta-feira (08/06), para definir o esquema da “Operação Festa Junina”, que acontece entre os dias 17/06 e 10/07, em nove pontos da cidade. Entre os assuntos abordados, os gestores trataram sobre os pontos onde haverá identificação de crianças; cinturão de segurança; cadastramento de ambulantes; estacionamento; horários especiais e mudança nos pontos finais dos vermelhinhos.
Também foram definidas as proibições de uso de garrafas de vidro, de equipamentos de som e de acampamento na praia. Outro tema abordado na reunião foi a sinalização de caminhos alternativos por causa do alto fluxo de veículos, como, por exemplo, o uso da Estrada da Restinga para o acesso ao Centro da cidade; e a construção de binária em Itaipuaçu.
Barões da Pisadinha em Itaipuaçu
O primeiro bairro a receber um show de artista renomado é Itaipuaçu: a apresentação dos Barões da Pisadinha acontece no dia 17/06, próximo ao Peixão, na orla. Por esse motivo, algumas medidas foram pensadas exclusivamente para a região. Todos os acessos ao bairro para a festa contarão com agentes para orientar os motoristas. São eles: loteamento Vivendas, próximo do Spar; principal entrada de Itaipuaçu pelo Centro de Inoã, Estrada dos Cajueiros e Restinga.
Por causa do grande número de pessoas circulando no município, a melhor opção para curtir a festa é utilizar o transporte público. Pensando nisso, a Empresa Pública de Transporte (EPT) vai criar horários específicos para atender o público da festa, de forma a incentivar as pessoas a utilizarem os Vermelhinhos. A empresa também estuda a inclusão de uma linha especial para Itaipuaçu passando pela Restinga e de outra linha de Itaipuaçu para Inoã.
Reforço do policiamento
Além de 170 vagas disponibilizadas para os policiais do Proeis e de todo o efetivo da Guarda Municipal de Maricá, haverá força de choque, moto patrulha e um efetivo de aproximadamente 40 homens do 12º Batalhão de Polícia Militar (PM) empenhados em manter a ordem na cidade. As forças especializadas e a Operação Lei Seca RJ também serão contactadas.
Saúde
Dois Postos de Saúde, classificados como “recepções de emergência”, serão montados nas Ruas 151 e 128 em Itaipuaçu. Além disso, ambulâncias estarão posicionadas nos locais de festa, com equipe qualificada e apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Posto de Saúde Santa Rita 24h e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também estarão preparados para receber os pacientes de emergência. Casos mais graves serão levados para o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro.
Visita técnica
Nos próximos dias, representantes das secretarias de governo se encontrarão no local da festa, em Itaipuaçu, para uma visita técnica, que tem como objetivo a construção de rotas do trânsito; a definição dos últimos detalhes referentes à iluminação de trechos e o posicionamento de gradis e espaço de ambulantes, entre outros.