sábado, outubro 5, 2024
MaricáÚltimas

Prefeitura de Maricá participa de premiação sobre mobilidade com bicicletas

Projeto das bikes vermelhinhas foi reconhecido como boa prática nacional e ganhou menção honrosa .Foto Sheila Guimarães

A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), conquistou menção honrosa no prêmio “Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil”, com o projeto “Bike Vermelhinhas – As Bicicletas compartilhadas Tarifa Zero”. Organizada pela Associação Transporte Ativo, o prêmio é um reconhecimento das melhores iniciativas brasileiras que incentivam o uso diário das bicicletas. As vermelhinhas foram selecionadas na categoria “Ação Educativa e de Sensibilização”.

A premiação é dividida em três categorias e cada uma possui um vencedor e duas menções honrosas. Na categoria ”Ação educativa e de sensibilização”, o vencedor foi o movimento Pedala Manaus (AM) com a ação Biciconexão, na “Levantamento de dados e pesquisas”, o ganhador foi o Laboratório de Neurobiologia e Ritmicidade Biológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Já na categoria “Empreendedorismo”, o vitorioso foi o bike tour La Ursa Tours, do Recife, com o roteiro audioguiado Rolé No Coração do Recife.

Em Maricá, o serviço gratuito de bicicletas compartilhadas funciona desde março de 2021 e conta com 200 bicicletas e 20 estações nos bairros de Itaipuaçu, Parque Nanci, Itapeba, Centro, Barra de Maricá e Guaratiba, facilitando o acesso e o deslocamento diário de moradores e turistas na cidade. No mês março, às bicicletas vermelhinhas completaram um ano com mais de 100 mil viagens gratuitas realizadas pela população. O projeto permitiu a expansão da malha cicloviária como um transporte sustentável que oferece hábitos mais saudáveis tanto para quem mora quanto para quem visita a cidade.

Como funciona o projeto

A reserva das bicicletas é feita gratuitamente pelo aplicativo “Vermelhinhas EPT”, mediante o cadastramento do usuário, que pode ser feito pelo app ou presencialmente na sede da empresa. Após retirá-la da estação mais próxima, o usuário utiliza o serviço e pode optar por devolver a bicicleta no mesmo local ou na estação de sua preferência, respeitando o tempo de utilização determinado para o dia em curso, que é de uma hora de utilização de segunda a sexta-feira e de duas horas no sábado e no domingo, com o intervalo, em ambos os casos, de 15 minutos para uma nova reserva.

Transporte Ativo

A Associação Transporte Ativo é uma Organização da Sociedade Civil voltada para qualidade de vida por meio da utilização de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito. A associação é composta por um grupo de pessoas que desde a década de 90 usa as bicicletas como meio de transporte, divulgando e defendendo seu uso de diferentes form