quinta-feira, janeiro 30, 2025
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Prefeitura de Maricá realiza primeiro teste com ônibus híbrido elétrico-hidrogênio

Objetivo é descarbonizar a frota da EPT e produzir os veículos em Maricá. Foto Divulgação/Secom

A primeira viagem experimental do protótipo do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, desenvolvido pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ (Coppe/UFRJ), foi realizada nesta quarta-feira (18). A linha escolhida para o teste conecta os hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, no Centro de Maricá.

A iniciativa, fruto de parceria entre a Prefeitura de Maricá, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), a Empresa Pública de Transportes (EPT), a Coppe/UFRJ e a Tracel Industrial, busca descarbonizar a frota municipal de ônibus operada com tarifa zero. O projeto visa modernizar o transporte público, tornando-o mais sustentável.

O investimento total no desenvolvimento dos protótipos é de R$ 11,5 milhões, com a criação sendo conduzida pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ. Além do modelo híbrido elétrico-hidrogênio, há ainda veículos combinando hidrogênio com etanol e etanol com energia elétrica em desenvolvimento. Atualmente, a frota de Maricá conta com 145 ônibus em operação, distribuídos em 42 linhas nos quatro distritos do município.

O prefeito Fabiano Horta destacou a importância da iniciativa para o futuro da cidade. “Esse projeto representa o compromisso de Maricá com uma matriz limpa e sustentável. Além de promover a inovação, queremos atrair empresas que desenvolvam e fabriquem esses veículos no município, consolidando nossa economia como verde e industrializada.”

Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico, ressaltou o caráter inovador da ação. “O objetivo é que a produção desses ônibus aconteça em Maricá, o que fortaleceria a industrialização local e posicionaria o município como referência em tecnologia sustentável.”

A prefeitura estima que o uso da tecnologia permitirá maior eficiência energética em comparação com veículos tradicionais movidos a combustão, que utilizam apenas 15% do potencial energético do combustível. O presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez, afirmou que investimentos em inovação seguirão como prioridade, com foco em sustentabilidade e desenvolvimento econômico até 2030.

Celso Haddad, presidente da EPT, enfatizou que os testes continuarão em 2025, quando o município escolherá o modelo a ser adotado para descarbonizar toda a frota municipal. “Esse é um passo significativo para tornar Maricá uma referência em transporte público sustentável.”

O professor Paulo Emílio Valadão Miranda, da Coppe/UFRJ, explicou as diferenças do protótipo em relação aos ônibus tradicionais. “Este veículo não gera poluentes nem ruído, proporcionando mais conforto para os passageiros e motoristas, além de ser ambientalmente sustentável.”