quinta-feira, abril 3, 2025
CapaRegião dos Lagos

Prefeitura de São Pedro da Aldeia investiga denúncia de foco do Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde, informou que o setor de Vigilância em Saúde foi acionado para verificar o caso. Foto Morador

Um morador do bairro São José, em São Pedro da Aldeia (RJ), fez uma denúncia anônima sobre um possível foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Segundo o relato, uma piscina localizada na Rua Manoel Moraes, nº 77, está há semanas destampada, com água verde e parada, o que pode favorecer a proliferação do mosquito.

A preocupação aumenta diante do fato de que uma idosa da vizinhança foi diagnosticada com dengue, com confirmação feita pelo hospital. O morador pede providências urgentes das autoridades sanitárias para evitar a propagação da doença na região.

Após denúncia do Jornal Portal Lagos, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o setor de Vigilância em Saúde foi acionado para verificar o caso. O órgão destacou que os Agentes de Endemias não podem entrar em residências sem autorização. No entanto, caso seja constatado que a situação coloca em risco a saúde de outros moradores, os proprietários da casa poderão ser multados, com o valor sendo incluído no IPTU.

A recomendação da Secretaria de Saúde é que qualquer cidadão que identificar possíveis focos do mosquito denuncie imediatamente à Vigilância Sanitária do município ou pelo canal oficial da prefeitura.