sábado, abril 19, 2025
CapaMaricáPolítica

Prefeitura e estado lançam projeto para segurança inteligente em Maricá

Quaquá e Victor dos Santos discutem soluções inovadoras para Maricá. Fotos Bernardo Gomes/Secom

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, reuniu-se nesta terça-feira (07/01), no Espraiado, com o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (Sesp-RJ), Victor dos Santos, para discutir um projeto piloto de integração de sistemas e troca de informações entre os dois entes. O objetivo da iniciativa é consolidar Maricá como a cidade mais segura do Brasil.

Antes do encontro, a comitiva estadual visitou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), onde foi apresentada à estrutura tecnológica e ao funcionamento do sistema de monitoramento, que já desempenha papel fundamental na segurança do município.

Integração tecnológica e reforço no policiamento

Durante a reunião, Quaquá destacou a parceria com o governador Cláudio Castro e a importância do projeto para a segurança local. “Vamos iniciar um projeto piloto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública aqui em Maricá. Nós seremos a cidade mais segura do Brasil, fruto dessa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado”, afirmou.

Entre os temas abordados, a criação de um batalhão da Polícia Militar em Maricá foi uma das pautas principais. Segundo o prefeito, a instalação do batalhão é uma determinação do governador e do secretário de Segurança Pública.

O secretário Victor dos Santos ressaltou que Maricá será integrada à comunidade de inteligência estadual. “Vamos ampliar a tecnologia e integrar sistemas, transformando a cidade em referência em segurança pública no estado”, declarou.

Novo aplicativo para agentes de segurança

Outro avanço será o desenvolvimento de um aplicativo que permitirá aos agentes municipais e estaduais o acesso unificado a bancos de dados. De acordo com o secretário de Segurança Cidadã de Maricá, coronel Júlio Veras, a ferramenta será essencial para otimizar o trabalho dos agentes. “Com um smartphone, nossos guardas poderão consultar informações relevantes para o combate à criminalidade”, explicou.

O papel do Ciosp na segurança de Maricá

O Ciosp, peça-chave na segurança pública de Maricá, conta atualmente com 721 câmeras distribuídas pelos quatro distritos da cidade. Destas, 576 são de monitoramento por circuito fechado de TV (CFTV), 145 possuem tecnologia OCR para leitura de placas e outras 44 câmeras de reconhecimento facial estão em fase de testes.

O centro opera 24 horas por dia e já auxiliou na resolução de crimes, inclusive fora do estado do Rio de Janeiro. Instituições como delegacias regionais e especializadas têm utilizado as imagens fornecidas pelo Ciosp para investigações.

Integrado à Guarda Municipal e à Polícia Militar, o Ciosp reforça o compromisso da cidade com a segurança e a tecnologia como ferramentas estratégicas no combate à criminalidade.