Prefeitura entrega 1.530 certificados do Passaporte Universitário
A emoção tomou conta dos 1.530 contemplados do Programa Passaporte Universitário que receberam nesta quarta-feira (07/08) os certificados que dão direito a bolsas de estudo gratuitas em universidades.
A cerimônia aconteceu na quadra do Esporte Clube Maricá, no Centro, e contou com a presença do prefeito Fabiano Horta, de autoridades locais, de representantes das universidades credenciadas e dos familiares que acompanham de perto o tão aguardado momento do ingresso à faculdade.
A abertura da solenidade contou com a apresentação do coral do Programa Cultura de Direitos, da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher.
“O Passaporte só faz sentido se a partir daqui entendermos que esse investimento na universidade para cada um aqui, tem a ver com a retroalimentação de um saber de quem não vai ter oportunidade na vida de ingressar uma universidade. Mas vai a partir da dinâmica físico-química do corpo humano ser atendido por enfermeiros e médicos que vão trabalhar nos hospitais do Brasil afora. Só faz sentido se isso for o espírito da essência”, discursou Fabiano Horta.
Emocionada, a secretária de Educação Adriana Luiza da Costa falou que a oportunidade dada pelo programa é uma forma de transformar a vida dos participantes. “Nós que lutamos na vida, que passamos por dificuldades, sabemos o quanto isso significa para essas pessoas”, disse.
Ao longo da cerimônia foram exibidos no telão montado no ginásio vídeos com depoimentos de alunos e representantes das universidades credenciadas – Estácio de Sá, Fundação Educacional Severino Sombra (Faculdade Maricá); Unilasalle (Faculdade La Salle; Companhia Nacional de Escolas de Comunidade (CNEC) e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso).
Em outro momento da cerimônia houve uma homenagem aos familiares que foi representado por Aquiles Charifa, pai de Rodrigo Assis Charifa, estudante contemplado para o curso de Medicina.