domingo, setembro 29, 2024
CapaMaricáÚltimas

Prefeitura de Maricá realiza ação contra construções irregulares em Cordeirinho

Fotos: Marcos Fabrício/Secom

Na sexta-feira (06/09), a Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated) e da Assistência Social, realizou uma operação de fiscalização em imóveis construídos irregularmente na Rua 112, na Avenida Litorânea, bairro Cordeirinho. A ação resultou na autuação de edificações ilegais e no recadastramento de cerca de 30 famílias no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico).

No final de agosto (27/08), os fiscais já haviam realizado intervenções no local, emitindo três autos de embargo e duas intimações. A operação contou com o suporte das secretarias de Urbanismo, Cidade Sustentável e Guarda Municipal.

Ações do Gated contra ocupações irregulares

O Gated, criado em novembro de 2021 pelo decreto municipal nº 777, tem como principal missão impedir ocupações ilegais e proteger áreas públicas. O grupo se reúne a cada 20 dias para planejar suas ações e atua em diferentes bairros, como Itaipuaçu, Spar, Jacaroá, Jardim Interlagos, Bambuí, Mumbuca e Condado. Desde 2022, as fiscalizações vêm sendo intensificadas.

A equipe é composta por várias secretarias e órgãos municipais, incluindo a Procuradoria Geral do Município e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), além da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar). A população pode denunciar construções irregulares ou venda ilegal de terrenos através dos canais de denúncia da Prefeitura, como o telefone (21) 2253-1177 ou o aplicativo Disque Denúncia.