Prefeitura prorroga até o dia 03/03 inscrições para orientadores do Programa de Iniciação Científica
A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), prorrogou até o dia 03/03 as inscrições para que orientadores possam participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) 2023. A iniciativa é realizada pelo ICTIM em parceria com a Secretaria de Educação e apoio da Escola Municipal de Administração (Emar).
As 14 bolsas oferecidas para professores orientadores de pesquisas têm como pré-requisitos o grau de doutor ou mestre, com experiência empírica em sua área de atuação e, preferencialmente, em orientação de pesquisa científica. Precisam ser servidores da Prefeitura de Maricá ou de seus órgãos vinculados, terem disponibilidade para a orientação dos bolsistas e para oferta de cursos aos alunos selecionados.
Os orientadores receberão bolsas no valor de R$ 3.700 por mês, valor também fixado pela política de bolsas do ICTIM. O trabalho desses professores será orientar os 56 alunos bolsistas em pesquisas nas áreas de: formação de recursos humanos e vocações territoriais; compras públicas de inovação, aspectos legais e de ambientes de inovação; tecnologia da informação e inovação social; empreendedorismo social de base tecnológica; agricultura familiar e urbana; pesca e aquicultura; agroecologia; rede básica cidadania e moeda social; saúde pública e cidadania.
Seleção de alunos do Passaporte Universitário
O mesmo edital também destina 56 bolsas para estudantes maricaenses que participam do Passaporte Universitário, programa da Secretaria Municipal de Educação.
Como pré-requisitos, são exigidos do estudante que o projeto esteja de acordo com as áreas de interesse de orientação, além de direcionado aos desafios da Estratégia Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Emcti) e a Política de Inovação do ICTIM. É necessário que os candidatos também estejam cursando a partir do segundo período da graduação no ato da inscrição, independentemente de ter ocorrido troca de curso, equivalência ou segunda graduação. A graduação precisa ser presencial e em instituições de ensino superior participantes do Passaporte Universitário. Além disso, também serão avaliados o bom desempenho acadêmico, o histórico escolar e a disponibilidade de tempo do estudante. O aluno receberá um valor mensal de R$ 600, valor fixado pela política de bolsas do ICTIM.
No PIC 2023, que também conta com a parceria da Escola de Governo (Emar), a avaliação dos projetos será feita pela Comissão Especial de Avaliação de Bolsas do ICTIM. Ao fim do programa, os alunos e orientadores apresentarão seus resultados em seminário de divulgação científica. Para participar e verificar as informações de forma detalhada, os interessados deverão acessar o edital publicado no site www.ictim.com.br , através do menu “programas e projetos” e, na sequência, em “editais”.
“As oportunidades visam dar continuidade à cultura de produção científica na cidade. Teremos, mais uma vez, Maricá investindo nos alunos do Passaporte Universitário para que busquem soluções para os problemas da cidade, sob a orientação de um servidor público municipal”, destaca o diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos.
Cronograma de orientadores
Período de inscrição para a submissão dos projetos pelos orientadores: 06/02/23 a 03/03/23
Homologação pelo CEAB e divulgação dos resultados parciais da seleção: 06/03/2023 a 09/03/2023
Divulgação dos resultados parciais: 10/03/2023
Recursos: 13/03/2023 a 15/03/2023
Homologação pelo CEAB e divulgação dos resultados finais da seleção: 16/03/2023 a 17/03/2023
Entrega de documentos: 20/03/2023 a 24/03/2023
Avaliação da documentação entregue e empenho das despesas:
27/03/2023 a 31/03/2023
Início previsto da bolsa com a Assinatura do Termo de Outorga: 03/04/2023 a 06/04/2023
Cronograma de orientandos
Orientações gerais sobre projetos de iniciação científica na Diretoria de Tecnologia do ICTIM: 06/02/2023 a 31/03/2023, com agendamento pelo e-mail pic2023@ictim.com.br
Divulgação dos projetos e dos Currículos Lattes dos orientadores selecionados: 31/03/2023
Período de inscrição para a submissão dos projetos pelos alunos:
31/03/23 a 14/04/23
Homologação pelo CEAB e divulgação dos resultados parciais da seleção: 17/04/2023 a 19/04/2023
Divulgação dos resultados parciais: 20/04/2023
Recursos: 20/04/2023 a 24/04/2023
Homologação pelo CEAB e divulgação dos resultados finais da seleção: 25/04/2023 a 27/04/2023
Entrega de documentos: 28/04/2023 a 05/05/2023
Avaliação da documentação entregue e empenho das despesas:
08/05/2023 a 12/05/2023
Início previsto da bolsa com Assinatura do Termo de Outorga:15/05/2023 a 19/05/2023